ES em Ação promove formação para tempo integral em Cachoeiro

Na última semana, entre os dias 3 e 7 de maio, aconteceu a “Formação Inicial 2ª Onda das Equipes Escolares das Escolas em Tempo Integral do Ensino Fundamental I”, do município de Cachoeiro de Itapemirim, que adotaram o modelo da “Escola da Escolha”.

A Formação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim e do ES em Ação, que busca contribuir para a ampliação e melhoria contínua das escolas em tempo integral, dando um novo significado às práticas educacionais.

As consultoras do ES em Ação, Ayone Sossai e Polliana Aroeira, com apoio da Associação dos Gigantes Capixabas, foram as responsáveis pela semana do treinamento. A Formação contou com a participação das equipes escolares, compostas pelos coordenadores administrativos, professores de referência e especialistas e pela equipe de implantação da Seme.

Aprendizado

“Contemplamos uma semana de muito aprendizado para os novos profissionais que comporão as equipes escolares. A formação inicial dará base para que eles desempenhem um trabalho de excelência, contribuindo para o conhecimento e valor de nossos Estudantes”, disse a consultora especialista em gestão, Polliana Aroeira.

A Formação Inicial das equipes escolares aconteceu em formato online, em virtude da pandemia, seguindo todos os protocolos sanitários. Ela teve como finalidade agregar conhecimento capaz de gerar transformação e ampliar os resultados em todo o contexto escolar.

“Durante esta semana, tivemos um momento muito rico junto aos novos profissionais que atuarão nas escolas em Tempo Integral. Este novo grupo, agora formados, estão preparados e ansiosos para colocar todo o aprendizado em prática com os estudantes. Sentir este envolvimento nos orgulha muito”, ponderou a consultora especialista pedagógica, Ayone Sossai. 

Em 2019, o município de Cachoeiro de Itapemirim iniciou com duas Escolas em Tempo Integral, agregando em 2021 mais duas. Ao todo são quatro escolas: EMEBTI Julieta Deps Tallon, EMEBTI Professor Athayr Cagnin, EMEBTI Professor Florisbelo Neves, e EMEBTI José Paineiras Filho.

Outros Artigos

Escolhas que moldam o futuro

  Diego Cavassani – diretor do Instituto Jovens Líderes* O futuro costuma ser tratado como um lugar no qual um dia chegaremos. Mas, a verdade

Leia mais »