7 escolas qualificam trabalho na educação integral

Com o objetivo de garantir os fundamentos, princípios e a Tecnologia de Gestão Educacional (TGE) e do modelo pedagógico com ênfase na parte diversificada para obter os resultados pactuados, sete escolas de Tempo Integral de Cachoeiro de Itapemirim participaram do Ciclo de Acompanhamento Formativo, promovido pelo ES em Ação, entre os dias 12 e 20 de setembro.

O ciclo é uma metodologia que tem por objetivo apoiar as equipes escolares na implantação do Modelo da Escola da Escolha, por meio de trabalho realizado in loco nas escolas. Essa metodologia de acompanhamento oferece elementos e evidências para os consultores do ES em Ação, Secretaria de Educação e para as escolas atuarem de maneira a qualificar o trabalho que está sendo realizado.

“Este acompanhamento é um elemento contributivo para a formação continuada das equipes escolares e apoio para os ajustes necessários para a melhoria contínua do projeto escolar”, disse a consultora educacional do ES em Ação, Polliana Aroeira.

Abordagem

O ciclo busca esclarecer o propósito do acompanhamento e o papel dos consultores; verificar os meios utilizados pela equipe escolar na apropriação dos fundamentos do modelo; introduzir instrumentos de monitoramento e acompanhamento a cada trimestre, além de apoiar nas dúvidas, orientar e ajustar as iniciativas das escolas.

A equipe responsável em executar o Ciclo de Acompanhamento é composta pelo time de consultoras do ES em Ação, pela equipe de implantação da Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, que passa o dia na escola acompanhando as ações de ensino junto aos professores e estudantes.

Segundo Aroeira, no dia da formação a equipe dialoga e faz as orientações sobre o Modelo à Equipe Gestora da Escola (Gestores, Pedagogos, Coordenadores Administrativo Financeiros).

“O Ciclo de Acompanhamento Formativo é um momento de escuta dos profissionais e dos estudantes, que tem por finalidade apoiar as equipes escolares para qualificar o trabalho que vem sendo realizado. Assim, podemos recomendar ações de melhoria a partir das reflexões feitas junto às escolas”, afirmou a consultora pedagógica do movimento empresarial, Ayone Sossai.

Veja as Escolas em Tempo Integral de Cachoeiro que participaram do Ciclo:

  • EMEBTI Prof. Elísio Cortes Imperial;
  • EMEBTI Nossa Senhora das Graças;
  • EMEBTI Dona Maria Santana;
  • EMEBTI Julieta Deps Tallon;
  • EMEBTI Prof. Athayr Cagnin;
  • EMEBTI Prof. Florisbelo Neves;
  • EMEBTI Prof. José Paineiras Filho.

Outros Artigos