Iniciativas

Programa Escola em Tempo Integral.
O Programa consiste na criação de escolas públicas da rede estadual com a oferta em tempo integral, cujas propostas pedagógicas proporcionam oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-lo no planejamento e execução do seu projeto de vida.
O modelo pedagógico desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE) traz inovações que proporcionam a consolidação de um novo olhar para a educação, pautada em seus três eixos, sendo esses, a formação acadêmica de excelência, a formação para a vida e o desenvolvimento das competências do século XXI
Além das disciplinas da Base Nacional Curricular Comum, há a parte diversificada, onde os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Os estudantes têm ainda ofertas de matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com o objetivo de vida de cada estudante.
Atualmente, há 32 “Escolas de Tempo Integral” no estado do Espírito Santo, as quais oferecem 20 mil vagas. Para os próximos anos, há previsão de abertura de mais escolas em todo o estado. O plano até 2021 são 38 escolas.

Sobre o Projeto
O Projeto de Vida consiste na elaboração de metas acadêmicas e de âmbito pessoal de cada estudante. Nesse processo, o aluno deve planejar e optar pelas disciplinas que fazem sentido para a realização do seu projeto de vida.
Cada estudante elabora seu próprio projeto e é estimulado a refletir sobre como as escolhas e decisões implicarão na vida presente e futura. Ao longo do tempo, o projeto de vida vai sendo revisado com o apoio de um professor orientador, que vai ter como tarefa ajudar o aprimoramento constante do aluno.

Parceria
Os patrocinadores do Programa  incluem ArcelorMittal, Suzano, Instituto Fucape, Chocolates Garoto, Grupo Águia Branca, Samarco S.A., Sicoob e Vale S.A, com a parceria do Espírito Santo em Ação, Secretaria Estadual de Educação, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação e Instituto de Qualidade no Ensino.

Diretrizes 2020.
O Diretrizes 2020 é um projeto institucional do Espírito Santo em Ação, que tem como objetivo propor uma agenda prioritária e unificada da rede empresarial do Espírito Santo para as eleições 2020, que será apresentada e dialogada com os candidatos.
O projeto é regido por três princípios: Ética e Transparência; Foco em assuntos estruturantes e captar essência dos candidatos.

Qualidade da Educação.

A Rede pela Qualidade da Educação do ES é composta por 22 atores de diferentes segmentos pela educação do Espírito Santo e tem por objetivo propiciar um Movimento pela Qualidade da Educação Capixaba.
Dessa forma, ela busca conectar instituições que trabalham e apoiam a Educação, criar sinergia de ações e capacitar e informar os participantes sobre o tema Educação.
Integrantes da rede: Alta Média, Arcelor, Coriolís Tecnologia Social, Ensina Brasil, Escola São Domingos, FAESA, Fucape, Fundaes, Gigantes Capixabas, Grupo Águia Branca, Instituto Ponte, KUAU, MESSES, OPPEN Social, Salesiano, SEBRAE, Sesi/Senai, Sicoob, SINEPE-ES, UNICEF e Vale.
Frequência de reunião: Mensal
Pauta: Em geral, são debatidos dentro da rede os indicadores da educação do Espírito Santo e formas de alavancá-los, além de convites a gestores públicos para apresentarem resultados de políticas e programas implementados na rede de ensino.

Formação de Lideranças.

Lideranças preparadas e qualificadas estão estreitamente ligadas à resolução dos grandes desafios globais e
nacionais. A percepção, hoje, é de que existe uma lacuna de lideranças, principalmente com foco na atuação
local, mas com pensamento global, e esse é o nosso desafio.

Nesse sentido, é papel do ES em Ação articular diferentes agentes da sociedade em prol de um projeto comum,
inspirador e complementar, de forma a contribuir na formação de lideranças regionais e nacionais em seus mais
diferentes estágios de desenvolvimento e atuação.

Atuando como HUB de formação de lideranças, o ES em Ação deseja ser catalisador e indutor de iniciativas de
formação e intercâmbio de lideranças no estado do Espírito Santo.

Como?
– Mobilizando pessoas e parceiros;
– Articulando e conectando instituições;
– Apoiando, quando necessário, na captação de recursos;
– Executando projetos (eventualmente);
– Monitorando resultados e retroalimentando o processo.

Uma das instituições parceiras é a Politize!uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (ONG) com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Atuamos por meio da educação política para qualquer pessoa, dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições.

Transformação Digital dos Governos.
Por meio do diálogo e da construção de pontes, o ES em Ação tem feito um trabalho de Advocacy junto a lideranças públicas no sentido de conhecerem e eventualmente adotarem iniciativas e princípios voltados para a transformação digital nos governos, a fim de oferecer serviços cada vez mais acessíveis, eficientes e baratos para a população em geral.
O projeto tem como objetivo levar conteúdo e conhecimento para gestores públicos estaduais na primeira etapa e para os gestores municipais num segundo momento.