Visão política é tratada no módulo do Programa de Formação dos Secretários Executivos

E as atividades do Programa de Formação dos Secretários Executivos das Associações Empresariais do Estado não para. Na segunda-feira, 20 de agosto, foi realizado o terceiro módulo do programa e o tema em discussão foi Visão Política. Os convidados desta etapa foram Pedro Torres, gerente de Relações Institucionais da Fibria, e o diretor de Educação e Gestão Social do movimento empresarial, Orlando Bolsanelo Caliman.

O encontro desta semana contou com a presença de representantes de cinco associações, Adel (Associação para o Desenvolvimento de Linhares), Assevila (Associação dos Empresários de Vila Velha), Aec (Associação Empresarial de Cariacica), Ases (Associação dos Empresários da Serra) e Amear (Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região).

Na primeira parte da programação do módulo, cada dirigente de associação explicou a Torres como está se organizando para as eleições, tendo como base o Projeto Diretrizes 2018, cujo objetivo é propor uma agenda prioritária e unificada da Rede Empresarial, que será apresentada e dialogada com candidatos ao governo e ao senado.

“Aproveitamos o módulo e compartilhamos a agenda de conteúdo, que é nossa prioridade, mas também questões operacionais, como critérios, estrutura, como fazer a mediação. Estamos ajudando as associações da Rede a customizar seus eventos para que possamos, de fato, trabalhar juntos”, destacou.

O encontro da semana terminou com uma dinâmica em grupo realizada por Caliman e baseada num caderno de grandes temas regionais que integra o Plano ES 2030. A proposta da atividade era apresentar o material, que ainda é pouco utilizado, e ajudar os representantes das associações a reconhecerem demandas e oportunidades de suas respectivas regiões.

“Apresentei o caderno dos grandes temas e a partir dele fomos fazendo análises das regiões. E no final, o feedback recebido foi positivo, pois todos falavam que suas expectativas haviam sido atendidas”, resumiu o diretor de Educação e Gestão Social do Espírito Santo em Ação.

Sobre o Programa

O Programa de Formação dos Secretários Executivos das Associações Empresariais do Estado foi criado pelo Espírito Santo em Ação e foi lançado em 21 de maio. Ele tem como objetivo propor a estruturação e durabilidade da Rede Empresarial com foco no desenvolvimento regional do Estado. Além disso, vem para ajudar nas diferentes atitudes para transformação e melhoria da qualidade de vida da população, pois cada região e município possuem suas particularidades. O programa se encerrara no final do ano e até lá, outros quatro módulos vão ser realizados.

Para saber mais sobre os outros módulos

Primeiro módulo:  Como melhorar o ambiente de negócios da sua região?

Segundo módulo: Gestão Colaborativa: Governo e Sociedade

IMG_6107 IMG_6111 IMG_6128 IMG_6138 IMG_6145