ES em Ação lança guia para a retomada das aulas presenciais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A possibilidade de retomada das atividades nas escolas faz com que uma série de providências precise ser adotada para receber os alunos de volta nas unidades. Com objetivo de contribuir com as redes de ensino, secretarias e profissionais da área, o Núcleo de Educação do ES em Ação preparou uma cartilha com diretrizes para o retorno das aulas presenciais nas unidades escolares do Espírito Santo. O guia reúne orientações e pontos a observar na elaboração de um plano de ação para o retorno.

“É notório que a mudança promovida pelo novo Coronavírus foi repentina e abrupta, não permitiu que as escolas tivessem tempo hábil para se organizarem com ações que minimizassem prejuízos no processo de aprendizagem dos estudantes. Contudo, precisamos planejar a volta, a fim de minimizar os impactos causados na educação das crianças e adolescentes, e as diretrizes que compõem esse documento contemplam as principais providências para este planejamento”, cita o documento.

O guia contém considerações sobre o contexto social e pedagógico, segurança sanitária, práticas de prevenção a serem comunicadas, ações administrativas entre outras. “A Educação é um dos eixos estratégicos de atuação do ES em Ação e o documento reforça a nossa contribuição para o bom desenvolvimento do ambiente escolar”, diz Luciano Gollner, executivo de Educação do movimento empresarial.

Alguns municípios e escolas já se encontram bem avançados neste plano de medidas a serem adotadas. Outros nem tanto. A ideia do Núcleo é ser útil neste momento fornecendo uma base de considerações a serem lembradas na elaboração do plano de retorno. ‘Sabemos que temos realidades diferentes nas unidades escolares. Exatamente por isso, que precisamos nos preparar para o retorno das atividades presenciais. Esperamos que este documento sirva de inspiração para as redes municipais e que venha encorajá-los a superar este desafio,” espera Ayone Sossai, especialista pedagógica do Núcleo de Educação.

Sala de aula na escola municipal Professor Athayr Cagnin, em Cachoeiro de Itapemirim, no período antes da pandemia

Polliana Aroeira, especialista em gestão do Núcleo, que também participou da elaboração das diretrizes, o momento é atípico e precisa de colaboração. “Entendemos que o nosso papel nesse momento atípico para sociedade, provocado por essa pandemia, é auxiliar as Redes de Ensino Estaduais e Municipais por meio da Cartilha Diretrizes,  no planejamento para retomada das aulas presenciais com muita responsabilidade, segurança e cuidado com as equipes escolares, estudantes e suas famílias,” reforça.

Conheça a íntegra do documento “Diretrizes para o Retorno às Aulas Presenciais nas Unidades Escolares do ES em Ação”