A experiência da agência de promoção Rio Negócios para a atração de investimentos ao município do Rio de Janeiro foi tema do encontro do grupo de trabalho com foco em Desenvolvimento Econômico do ES em Ação. O executivo Marcelo Haddad que esteve à frente da agência durante o governo Eduardo Paes, foi o convidado da reunião e contou os objetivos estratégicos e premissas adotadas para aumentar o volume de investimentos no Rio.
“Quem não mora em SP precisa vender, e não ser comprado”, afirmou logo no início para dar a dimensão do que precisa ser feito para atrair investimentos. Segundo ele, o papel principal da Rio Negócios foi integrar os interesses dos governos municipal, estadual e federal com os dos vários entes da iniciativa privada. Marcelo Haddad explicou que na última revisão do plano estratégico da agência, em 2017, foram colocadas quatro premissas para atingir o objetivo de atrair mais negócios:
– Contribuir para aumento do volume de investimentos (visitas e prospecções)
– Melhorar do ambiente de negócios;
– Promover a imagem do Rio como destino de negócios;
– Promover e facilitar o desenvolvimento de polos de negócios para potencializar as vocações da região.
Ao final do trabalho na Rio Negócios, Haddad revelou que atendeu a cerca 4 mil pessoas, entre empreendedores e investidores, e chegou a seguinte conclusão: “Existem oito razões para investir e nenhum lugar do mundo tem as oito competências lá no alto. Seu papel comercial é se distinguir dos seus concorrentes nas que é melhor”, afirma. E as oito razões que norteiam a decisão e investir, segundo ele, são:
- Infraestrutura;
- Mercado e clientes,
- Competitividade;
- Competividade tributárias ou Incentivos financeiros;
- Ambiente de negócios e burocracia;
- Mão de obra e talentos
- Fornecedores
- Segurança jurídica
- Qualidade de vida.
O grupo que debate atração de investimentos e desenvolvimento econômico no ES em Ação é formado por voluntários. Pelo movimento empresarial participaram da reunião com Marcelo Haddad, o, o secretário executivo Orlando Bolsanelo Caliman e a analista Debora Macedo, Roberto Almeida, da Vale, Marcelo Moraes, da Rede Gazeta, além do convidado Gabriel Feitosa, Subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais na Secretaria de Desenvolvimento do Econômica do Governo do ES.





