Eixos de Atuação

O ES em Ação definiu os quatro eixos prioritários para sua atuação como organização não governamental: Educação, Estratégia de Longo Prazo e Gestão Pública. Esta diretriz foi adotada a partir da elaboração do Plano Estratégico 2025 para o Desenvolvimento do Espírito Santo, que vem sendo atualizado ao longo dos anos.

Formação de lideranças.
O líder é um agente de mudanças, alguém capaz de impactar tanto sua própria realidade quanto a realidade dos outros. Pessoal e profissionalmente, liderança significa saber quem você é, o que quer e como traçar planos para atingir seus objetivos. A liderança exige capacidade de criar e seguir seu próprio caminho e colocar-se numa trilha que lhe traga satisfação pessoal, gere resultados concretos e tenha impacto positivo em qualquer setor de atuação. Um bom líder não se preocupa com seu status ou sua fama de liderança, preocupa-se principalmente com o que pode criar, como pode melhorar seus resultados e a si mesmo.
Lideranças são capazes de inspirar e motivar pessoas para que alcancem seu máximo potencial individual e coletivo. Além disso, determinam a cultura organizacional de instituições, pois seu exemplo molda o comportamento das pessoas; garantem que as pessoas que compõe a organização trilhem um caminho para atingir o mesmo objetivo; reconhecem o potencial e as habilidades de cada um e alocam as pessoas certas nas posições certas, e; são porta-vozes das organizações que lideram.
A formação de lideranças não é uma discussão recente e sempre houve núcleos de formação nas diferentes esferas e setores da sociedade. O momento atual no país e do mundo pede, antes do que nunca, o surgimento de novas lideranças que estejam preparadas para lidar com os desafios do século XXI e o ES em Ação tem a visão e os recursos necessários para ser protagonistas desse tema no estado do Espírito Santo.
Gestão Pública.
O Estado é um ente que equilibra o pacto social acordado pela sociedade e o campo da gestão pública é o fio condutor dessa organização por meio de processos, pessoas e recursos. O Estado tem forte influência nas questões ligadas à vida da sociedade e possui um peso muito grande na estabilidade e funcionamento de nossas instituições e interações. A gestão pública é, portanto, um eixo que trabalha com iniciativas ligadas às organizações públicas para qualificar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, ou seja, estabelece diálogos e parcerias que contribuam para melhoria de diretrizes, programas, ações e projetos de governos.
Estratégia de Longo Prazo.
A experiência tem demonstrado que somente avançam aquelas sociedades que conseguem ancorar suas ações do presente em visões claras sobre seus futuros e são os governos que têm a capacidade e a competência para conduzir esse processo. Ao mesmo tempo, é comum na gestão pública, em momentos de transição de governos, o “dilema da descontinuidade” de políticas públicas. Tal fator tem comprometido a solução de desafios sistêmicos e críticos da sociedade que levam tempo, dedicação e priorização para apresentarem resultados consistentes e perenes. Nesse sentido, o eixo trabalha com iniciativas que desenvolvem estratégias de fortalecimento da sociedade civil organizada, melhoria das relações público privadas e construção de uma visão de longo prazo para estado do Espírito Santo.
Educação.
A construção e desenvolvimento de uma sociedade passa necessariamente pela melhoria da qualidade da educação ofertada a seus jovens. Hoje, a cada 100 estudantes que ingressam nas escolas capixabas, apenas 58 de fato concluem o ciclo básico aos 19 anos e, desses que concluem, apenas 41% saem com aprendizagem adequada em português.

Dessa forma, a área de educação do ES em Ação tem como objetivo atrair e apoiar políticas públicas com evidências de resultado na área. Atuamos a partir de três eixos principais: Mobilização e Engajamento, Monitoramento e Articulação e Execução.

Nossas metas até 2030 ter:
1. Toda criança e jovem entre 4 a 17 anos na escola;
2. Toda Criança alfabetizada até os 7 anos de idade;
3. Todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos;
4. Toda criança e jovem com a aprendizagem adequada;
5. Oferta universalizada da educação em tempo integral, atendendo 25% dos alunos da educação básica.

Eixos de atuação do Núcleo
Mobilizar e engajar:
Hoje, embora muito se fale da baixa qualidade da educação no Brasil, existem casos de políticas públicas que foram implementadas nos últimos anos que vem se mostrado eficiente, mostrando que é possível de fato mudar o quadro da educação em um prazo de até 10 anos. Assim, esse eixo tem por objetivo jogar luz sobre esses casos e temáticas estaduais e nacionais da educação, debatendo, inspirando e atraindo mais atores para a causa da educação capixaba. Para isso, promovemos três momentos de de discussão e mobilização: Educação em Debate, Diálogos Municipais e Rede pela Qualidade da Educação.
Monitorar e Articular
A avanço na área de educação passa por investir em Políticas Públicas com base nos resultados alcançados. Dessa forma, a fim de apoiar e garantir que as políticas públicas adotadas por Secretarias Estadual e Municipal alcancem maior eficiência, bem como tenham um ambiente adequado para sua continuidade, o ES em Ação acompanha as principais ações e indicadores da área de educação.
Execução
O Ensino em Tempo Integral na rede estadual de ensino vem apresentando grandes avanços, se mostrando uma política de educação eficiente. Buscando dar acesso a essa metodologia de ensino a cada vez mais estudantes, a área de execução realiza a implantação desse modelo de escola em Redes Municipais que tenham interesse em iniciar o projeto.