Comitês Temáticos

Estratégicos.

O Espírito Santo em Ação trabalha através de seus Comitês Estratégicos, que atuam através de projetos próprios e de parcerias público-privadas. Tais projetos estão alinhados ao Plano Estratégico 2030.

Recentemente eles foram atualizados e agora passam a ser sete Comitês divididos nas áreas de: Gestão Pública e Social, Educação, Desenvolvimento, Infraestrutura/Logística, Meio Ambiente, Energias Renováveis e Inserção Competitiva.

Três dos seis diretores do ES em Ação são responsáveis pelos Comitês Estratégicos que debatem e discutem assuntos relevantes para o desenvolvimento do Estado, de acordo com sua área de abrangência. Além disso, cada Comitê possui um coordenador, subcoordenador e conselheiros, todos voluntários.

Gestão Pública e Social.
O Comitê de Gestão Pública e Social é um espaço institucional de amadurecimento e aprofundamento dos temas correlatos aos escopos propostos para a estruturação das ações e projetos do portfólio do Espírito Santo em Ação. Cada eixo do Comitê deve atuar de forma articulada, integrada e, sempre que possível, complementar, a fim de promover o uso e disseminação das melhores práticas e ferramentas de gestão que contribuam diretamente para a melhoria da gestão pública municipal prioritariamente.


Projetos
Hospital Geral de Cariacica: Elaboração do projeto executivo estrutural e arquitetônico do Hospital Geral de Cariacica.

Gestão da Saúde Pública: Programa de Qualidade no atendimento e eficiência nos gastos da saúde no Estado. Um resultado já mensurado é que o trabalho de redução de despesas possibilitou a criação de 470 novos leitos desde 2015.

Educação.
A atuação do Comitê de Educação é planejada para executar projetos voltados para inovações educacionais, através da promoção de ações para o desenvolvimento humano que contribuam para a compreensão da corresponsabilidade do individuo na sociedade, redução do índice de evasão escolar e envolvimento dos parceiros.

A formação integral se dá não apenas através da presença de um currículo de competências intelectuais, mas sim por competências essenciais para a natureza social de um indivíduo. Desta maneira, o objetivo principal é formar cidadãos baseados em princípios morais e éticos, que possam concluir o ciclo educacional básico conforme as entregas do programa, de forma a se tornarem indivíduos autônomos, solidários e competentes.

Projetos
Educação em Tempo Integral: É um programa que prepara, descobre e trabalha os diversos potenciais. Com gestão, pedagogia e monitoramento de resultados adequados, implementa um novo modelo de escola pública. Em 2018 existem 32 escolas em funcionamento com mais de 20 mil vagas em todo o Estado. E a meta é chegar a 300 escolas até 2030 em todos os municípios do Espírito Santo.
Desenvolvimento.
O Comitê de Desenvolvimento é responsável por debater os desafios e as oportunidades de Desenvolvimento do estado, integrando diversos agentes importantes e melhorando a relação público-privada. O comitê possui dois grupos de trabalho estruturados: um de pensamento Estratégico e outro de Desburocratização.

Projetos
Matriz de Desenvolvimento do ES: Este projeto visa identificar as alavancas do Desenvolvimento e os fatores impeditivos do desenvolvimento do Espírito Santo, para basear e sustentar as decisões estratégicas de gestores públicos e empresariado do estado.
Meio Ambiente.
O Comitê de Meio Ambiente debate projetos estratégicos e assuntos problemáticos que envolvam o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. Este comitê mescla grupos de trabalho, projetos e ações estratégicas que buscam orientar o estado para um caminho que alinhe o desenvolvimento do ES com a proteção e valorização dos recursos naturais.

Coordenador: João Lages
Subcoordenador: Fabiano Rangel

Projetos
Licenciamento Ambiental: Contribuir para a melhoria na eficiência do Sistema de Licenciamento Ambiental e Controle das Atividades Poluidoras ou Degradadoras do Meio Ambiente – SILCAP.

Plano Estadual de Recursos Hídricos: O Plano visa a construção de um acordo social e político cujas diretrizes orientarão mudanças em relação aos usos da água no Estado para promover o desenvolvimento social e econômico em bases sustentáveis.

Barragens: Termo de Cooperação Técnica entre o Es em Ação e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com apoio financeiro do Sicoob, com objetivo de elaboração dos projetos executivos de 17 Barragens. Quatro projetos já foram entregues a Seag.
Infraestrutura e Logística.
O Comitê de Infraestrutura/Logística tem como objetivo acelerar e concluir a implantação dos projetos de comunicação e integração logística portuária, ferroviária, aeroviária e rodoviária; preparar as bases infraestruturais, de integração interna e externa, para inserção competitiva e diversificada do Espírito Santo nos mercados; e dotar o estado de plataformas logísticas de oferta e de demanda, capazes de transformá-lo em referência internacional.

Coordenador: Anderson Carvalho
Subcoordenador: Roberto Pinto

Projetos
Plataforma Logística do ES: Elaborar uma nota técnica sobre plataforma logística no Espírito Santo consolidando conceitos sobre a plataforma, caracterizando as possíveis áreas a serem implementadas no estado e definição da zona mais propícia a ser implementada. Estudar sistema de governança a ser aplicado na plataforma. Articular o setor empresarial e público para assinatura do Protocolo de Intenções da Plataforma Logística.
Energias Renováveis.
O Comitê de Energias Renováveis busca debater a importância da diversificação da matriz energética do ES, entendo quais os caminhos para a popularização das tecnologias que permitam o desenvolvimento sustentável do estado. As principais pautas deste comitê estão ligadas à Mini e micro geração distribuída, eficiência energética e mobilidade elétrica.

Coordenador: Vilmar Teixeira
Subcoordenador: Marco Bulhões
Inserção Competitiva.
O Comitê de Inserção Competitiva tem como objetivo criar condições que garantam um ambiente econômico competitivo, atrativo e favorável para aproveitar as oportunidades; fortalecer as cadeias produtivas capixabas, ampliando sua inserção nos mercados nacionais e internacionais; e estimular a indústria criativa, a diversificação e a inovação.

Coordenador: Rinaldo de Castro
Subcoordenador: Vinícius Freitas

Projetos
Compete-ES: Apoiar as organizações capixabas na melhoria da gestão para a melhoria dos seus resultados, atuando por meio de ciclos de avaliação do Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES) e da capacitação de profissionais e estudantes.

Mapa da Educação Profissional: O objetivo geral do Mapa da Educação Profissional é otimizar a provisão de educação profissional para oportunizar o mercado de trabalho local, associando a oferta de vagas dos cursos da educação profissional aos profissionais demandados pelas empresas. Conheça a ferramenta aqui!

Rede de Monitoramento Cidadão: Acompanhar o desempenho de Vitória em temas que impactam sua sustentabilidade e qualidade de vida de seus cidadãos, de forma técnica e imparcial, auxiliando governo e sociedade a estabelecer e seguir prioridades claras e mensuráveis para seu desenvolvimento.