Aliança estratégica com foco no futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando nasceu, em 2003, o Espírito Santo em Ação se propunha a mobilizar a classe empresarial, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa

Naquela época, nosso Estado vivia uma grave crise institucional, fator que motivou a criação do movimento empresarial. No primeiro momento, o principal objetivo do grupo era se organizar e se articular para propor um novo modelo de desenvolvimento para o Estado.

Com a estabilidade institucional restabelecida, foi possível olhar para o futuro e passamos a nos organizar baseados no Plano ES 2025 – posteriormente no ES 2030. Consideramos este nossa bússola de navegação, pois nos orienta sobre as principais demandas do Estado. E, inclusive, foi a partir dele que elegemos os pilares de sustentação do Espírito Santo em Ação: educação, um dos principais gargalos do desenvolvimento; gestão pública, projeto intimamente ligado ao desempenho dos município e ao futuro; e formação de lideranças, pois enxergou-se naquele momento de instabilidade, no início dos anos 2000, que ele tinha a ver a ausência de líderes.

A partir deste diagnóstico, o Espírito Santo em Ação viu a necessidade de investir na formação de novos e diferentes líderes, com tempo para investir numa formação política, econômica e filosófica, baseada em valores de liberdade e democracia. E como essa capacitação tão específica não se dá nos bancos da escola regular, fomos em busca experiências exitosas que seguiam a mesma linha do que buscávamos para nossos jovens.
Iniciava-se ali o que seria o Instituto Líderes do Amanhã, inspirado no IEE, Instituto de Estudos Empresariais de Porto Alegre, realizador do 5º Fórum Liberdade e Democracia Vitória.

E passados seis anos desde a criação do grupo, é possível constatar que nossa aposta foi certeira! Temos, hoje, muitos líderes formados, integrando os grupos de trabalho do Espírito Santo em Ação, dentre outras instituições, oxigenando o movimento e já auxiliando na conexão do presente e do futuro. Conseguimos firmar uma perfeita aliança estratégica!

A tecnologia trouxe ao convívio social um jovem bem diferente das gerações passadas. Estamos falando de pessoas conectadas, empreendedoras, inovadoras, que vivem muito próximas do novo, têm facilidade de absorver conhecimento e são focadas no compromisso social. E este jovem com visão holística terá um papel importante naquilo que consideramos fundamental para o futuro: o fortalecimento das instituições e a construção de uma sociedade mais democrática.

Aridelmo Teixeira

É o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação