O ES em Ação está apoiando o movimento Unidos pela Vacina, encabeçado por Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, e que mobiliza empresários e entidades em uma ação conjunta para acelerar a imunização da população brasileira do Coronavírus até setembro deste ano.
A contribuição o movimento empresarial é mobilizar a sua rede para que prefeitos e secretários de todos os municípios do Espírito Santo respondam a pesquisa que está sendo feita pelo Instituto Locomotiva, de Renato Meirelles, para mapear a situação de todos os municípios brasileiros para a vacinação. A ideia é compreender os desafios e problemas de cada local (falta de materiais e recursos humanos ou escassez de doses, por exemplo) para, a partir daí, direcionar os esforços de forma mais clara.
“Acredito que após um diagnóstico poderemos entender se existem deficiências ou gap’s a serem cobertos. O movimento Unidos pela Vacina está realizando uma escuta prévia e, por enquanto, o papel do ES em Ação é garantir que os municípios respondam à pesquisa”, explicou Fábio Brasileiro, presidente do Movimento ES em Ação.
O apoio do ES em Ação ganhou reforço do governador do Estado Renato Casagrande que gravou um vídeo convocando os gestores municipais a responder a pesquisa, após receber o pedido pessoalmente do diretor presidente da instituição, Fabio Brasileiro, nesta sexta-feira. No vídeo, o governador pede para que os municípios participem da pesquisa, que será endereçada aos prefeitos pelo Governo e pela Amunes.
O que é o movimento?
A iniciativa do Unidos pela Vacina se apresenta como apartidária e sem qualquer pretensão financeira e visa ajudar a acelerar o processo de vacinação da população brasileira, atuando em parceria com as esferas federal, estadual e municipal.
Segundo Luiza Trajano, o grupo não promoverá compras de vacinas nem tampouco visa criar um plano privado de imunização. A ideia, segundo ela, é auxiliar a logística, distribuição e aplicação de vacinação pela rede pública em todos os estados brasileiros. “O Brasil possui recursos para a compra de vacinas. Se o problema fosse dinheiro, seria até mais fácil de resolver. A nossa proposta é ajudar a resolver os gargalos de logística para que a produção, distribuição e aplicação de vacinas aconteça”, vem dizendo a empresária em várias entrevistas.
A Rede Gazeta está junto do movimento ES em Ação na divulgação da iniciativa. Veja reportagem no link.





