Desde meados da década de noventa, práticas políticas que estiveram à frente do poder político mostraram-se altamente danosas para as instituições democráticas do estado. Os escândalos de corrupção, somados ao agravamento da situação econômica interna, criaram um forte clima de insatisfação na sociedade capixaba.
Movimentos Sociais, ONG’s e Fóruns foram mobilizados nesse sentido. Com destaque para o Movimento Reage Espírito Santo, a criação da ONG Transparência Capixaba e a participação do Ministério Público Estadual, que sustentou uma ampla mobilização contra a violência, a impunidade e o crime organizado no estado.
Quando um grupo de 16 empresários e executivos capixabas decidiu reunir suas experiências na gestão privada e, de forma voluntária, desenvolver projetos para apoiar iniciativas da gestão pública, com o objetivo de tornar as ações mais efetivas em benefício da sociedade capixaba, nascia o ES em Ação. Um modelo inédito no país e no Espírito Santo, que passou a se organizar e articular um novo modelo de desenvolvimento para o estado, contribuindo para a construção de uma consciência cidadã, ética e pautada pela responsabilidade social e pelo pensamento coletivo.