Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, divulgados esta semana demonstram que o Espírito Santo continua tendo o melhor Ensino Médio do Brasil. Avançamos na nota das escolas públicas e privadas. A continuidade de importantes políticas de educação ao longo da última década estão permitindo consolidar as bases para avanços ainda maiores.
Os resultados do IDEB 2019 foram divulgados na última terça-feira, dia 15 de setembro. O Ideb (Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e tem abrangência nacional. Nele são é medida a aprendizagem das escolas propondo também metas de longo prazo para o ensino fundamental e ensino médio seguindo a curva de crescimento de cada um.
A metodologia de cálculo do IDEB é realizado como indicado na Figura 1 e é feita a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (Fluxo) e a aprendizagem dos estudantes avaliados a partir da avaliação do SAEB (Nota). Os a Taxa de Rendimento, que representa os índices de aprovação, são obtidos a partir do Censo Escolar realizado anualmente. O desempenho dos estudantes é medido por meio de avaliação escrita realizadas nas escolas e mensuradas a partir de uma escola de níveis de conhecimento para cada etapa de ensino. Essas avaliações são realizadas a cada dois anos e, por isso, o IDEB também segue a mesma frequência.

Figura 1. Metodologia de cálculo do IDEB
Abaixo, segue uma análise quanto o desempenho do Espírito Santo no IDEB 2019:
A nota geral do Ensino Médio do Estado considerando escolas públicas e privadas, aumentou de 4.4 para 4,8. Considerando apenas a rede pública do Espírito Santo, a nota foi de 4,6. A rede privada obteve a nota de 6,3. A nota geral do país, considerando público e privado é de 4,2.
No Ensino Médio, escola com maior nota em toda a rede estadual é a escola de tempo integral do município de Muniz Freire, Braulio Franco, com 6.1.
Em relação às escolas de tempo integral, as duas implantadas em Cachoeiro de Itapemirim com suporte dos programas do ES em Ação, registraram Ideb de 5,1. Em especial, a EMEB Julieta DepsTallon, que teve um salto de dez pontos na nota, de 4,1 para 5,1.
A expansão do Tempo Integral apoiada pelo ES em Ação teve significativa contribuição para subir a nota do IDEB do Estado. Das 45 escolas com melhores resultados, 11 são escolas integrais. No Ensino Médio apenas uma escola ficou abaixo da média da rede estadual, ainda assim, essa escola registrou um crescimento de 3,8 para 4,5.
Isso não é pouco. Vivemos em tempos que a informação transforma a realidade todos os dias. E nesta realidade, o investimento de uma sociedade em educação é diretamente proporcional às oportunidades e condições de desenvolvimento que se oferecem a todos: pessoas, empresas e sociedade.
Eixos
A Educação é um dos eixos estratégicos do movimento empresarial ES em Ação, que junto a outras organizações parceiras, trabalha para tornar os indicadores cada dia melhores. Pelos números, o movimento empresarial celebra este resultado do Ideb e toda satisfação com os indicadores que confirmam a importância da parceria com o ES em Ação.
Mais do que isso, compartilhamos todo trabalho e empenho ao longo desta jornada. Da implantação do Tempo Integral nas Rede Estadual e Municipais ao acompanhamento e monitoramento das principais políticas de educação do Espírito Santo, cada iniciativa que os resultados do IDEB confirmam como transformadora tem a marca dos mantenedores do ES em Ação
Portanto, o Movimento agradece a todos que se dedicam à construção de um futuro melhor para nosso Estado, e parabéns. Cada dia mais, podemos afirmar que a parceria pela qualidade da Educação está contribuindo para fazemos nosso Estado melhor e mais justo.





