O evento de divulgação dos resultados do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025, realizado nesta terça-feira (7), celebrou avanços importantes na transparência e na governança dos municípios capixabas. A cerimônia reuniu autoridades, lideranças empresariais, acadêmicas e representantes do poder público, entre eles Edmar Camata, secretário de Estado de Controle e Transparência; Domingos Augusto Taufner, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), além de secretários, prefeitos e vice-prefeitos de mais de 30 municípios capixabas.






Pelo segundo ano consecutivo usando a mesma metodologia, o trabalho avaliou a existência de políticas públicas, legislações, práticas de transparência, dados abertos e mecanismos de participação social e combate à corrupção de 78 municípios da região, com base no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil e aplicada pela Transparência Capixaba em parceria com o ES em Ação no Estado.



Os resultados mostram que houve avanço na maior parte das prefeituras nos níveis de transparência e governança pública, seguindo as recomendações de boas práticas fomentadas pelas três organizações.
André Brito, diretor de Gestão Pública do ES em Ação, ressaltou a relevância da melhoria no resultado dos municípios. “A maioria das prefeituras aumentou sua pontuação em critérios de transparência e governança pública em relação à mesma avaliação realizada no ano passado. Informações mais transparentes possibilitam aos munícipes melhoria no acesso aos serviços públicos disponíveis e exercer seu papel de participação social junto ao seu município”, destacou.



Para Fernando Saliba, Diretor-presidente do ES em Ação, a transparência nos serviços públicos reflete diretamente no desenvolvimento do Espírito Santo. “A evolução foi muito grande e isso mostra o comprometimento das administrações municipais. Essa é uma contribuição importante para atrairmos novos empresas, melhorarmos emprego e renda da sociedade como um todo e melhorar a ambiência de negócios. O Espírito Santo é um case de sucesso, sem dúvidas!”, finaliza o presidente.
Além das informações gerais, a Transparência Capixaba também avaliou o setor da Saúde dos municípios do Espírito Santo. Desde 2022, a transparência de informações da Secretaria Municipal de Saúde vem sendo monitorada, mas essa é a primeira vez que os resultados dessa avaliação se tornam públicos. Durante estes anos destacamos para as controladorias municipais as informações indicadas como necessárias para o Controle Social conforme a nota metodológica do ITGP, elaborada pela Transparência Internacional Brasil.
Embora os resultados detalhados da Saúde não tenham sido divulgados publicamente em anos anteriores, foi fundamental destacar a importância dessas avaliações para orientar os municípios capixabas em busca de melhorias contínuas.
“O Espírito Santo alcançou média ótima neste critério, e o que mais chama a atenção é o modo como os municípios têm colocado a tecnologia a serviço do cidadão. Hoje, por exemplo, há cidades que disponibilizam a listagem de medicamentos disponíveis para a população, consultas e exames, acompanhamento da fila de espera, entre outras facilidades. Ainda temos muito a avançar, mas acredito que este é um bom começo”, finaliza Ádila Damiani Diretora Executiva da ONG Transparência Capixaba.
Os dados completos do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025 podem ser conferidos aqui.
