Nesta semana, foi realizado o encontro de apresentação com os interessados em participar da equipe de avaliação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025.
No total, 256 pessoas se inscreveram, demonstrando interesse em participar do processo de avaliação. Para a realização do Ranking, é formada uma Equipe de Avaliação composta por integrantes da Transparência Capixaba, ES em Ação, bolsistas e voluntários, que são capacitados para realizar a avaliação no portal de transparência, site e rede social do município.
Neste primeiro encontro, foi apresentada toda a metodologia de trabalho prevista para os próximos meses. Para integrar a Equipe de Avaliação do Ranking, o próximo passo é a capacitação dos interessados na metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública – ITGP, que é realizada através de curso da Transparência Internacional – Brasil.
“O Espírito Santo é hoje uma referência em transparência, resultado de uma gestão pública eficiente, que vem evoluindo a cada ano, e de um ambiente de negócios favorável. Um aspecto relevante desse processo é a participação do Controle Social, de estudantes universitários e de diferentes segmentos da sociedade, que são representados pelos voluntários que participam da avaliação do Ranking. Essa colaboração aproxima a população das decisões e contribui para a melhoria das práticas da gestão pública, tanto no estado como também em cada município capixaba”, analisa o diretor de Gestão Pública do ES em Ação, Fernando Saliba.
A diretora Executiva da ONG Transparência Capixaba, Ádila Damiani, destaca a importância dos jovens acadêmicos na avaliação. “Nossa expectativa é envolver ainda mais os universitários do Espírito Santo na coleta de dados da avaliação, considerando que, futuramente, estes estudantes atuarão como gestores públicos. O Controle Social tem sua força para manter a vigília constante no combate à corrupção, e a participação dos voluntários é essencial para a manutenção da nossa missão institucional”, finaliza.
A avaliação dos 78 municípios do Espírito Santo tem início na primeira semana de junho. Este projeto utiliza a metodologia de avaliação do Índice de Transparência e Governança Pública, da Transparência Internacional – Brasil, e é financiado por recursos da União Europeia, através do projeto “Fortalecendo a transparência, a integridade e o espaço cívico para a promoção dos ODS nos municípios brasileiros.
ES em Ação
É uma instituição do terceiro setor, apartidária e transversal, que mobiliza a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.
Transparência Capixaba
É uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas.