Lideranças capixabas se reuniram no litoral norte do Estado para a posse da nova diretoria da Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear) para o biênio 2025/2026, no dia 29 de janeiro, no auditório do Sesi/Senai em Aracruz. O evento contou com a participação do governador, Renato Casagrande, e de representantes do ES em Ação, como o Diretor-presidente, Nailson Dalla Bernadina, o Diretor de Formação de Lideranças, Gabriel Feitosa, e o Superintendente, Luciano Gollner.
A Associação faz parte da Rede Empresarial do Espírito Santo, que reúne 12 entidades representativas de diferentes regiões do Estado. Em conjunto, representam diversos setores empresariais pela promoção do desenvolvimento do capital social e institucional, da inclusão social, da sustentabilidade, da formulação de políticas econômicas, do investimento em capital humano, entre outros.
O novo presidente da Amear, Alan Mori Brito Soares, conta um pouco das ações previstas para a sua gestão. Confira!
1. Quais são as suas principais expectativas para a gestão 2025/2026, os desafios e planos traçados?
A expectativa principal é colocar em execução o plano de desenvolvimento “Aracruz do Futuro” que foi desenvolvido pela última gestão da Amear. O Plano é uma visão moderna de planejamento do desenvolvimento sustentável de Aracruz, e um pilar de tração de toda a região, portanto, perseguir suas metas e instituir a sua governança será um dos principais pontos de trabalho da nova gestão da Amear.
Além disso, ações focadas no desenvolvimento econômico, em especial no posicionamento da instituição como um veículo aglutinador dos atores de desenvolvimento são outra importante frente. Aproximar de iniciativas do Governo Estadual e Federal, em especial com fomento ao crédito e desenvolvimento será uma iniciativa especial da gestão.
2. Qual é a mensagem central que a nova diretoria deseja transmitir aos associados e à sociedade, e como ela reflete os valores da associação?
A ideia central é de continuidade e integração, uma transição segura para a instituição e condizente com o grande diferencial da AMEAR em relação as demais associações empresariais, a integração de seus associados. Em Aracruz, Ibiraçu e João Neiva temos um movimento empresarial forte pelo engajamento e participação de todos os empresários que dedicam seu tempo e esforço pela comunidade, e isso será mantido e estimulado pela nova gestão.
3. Compartilhe um pouco sobre sua trajetória profissional e experiências.
Eu tenho a oportunidade de conhecer a região de Aracruz desde a infância, e estar no setor de papel e celulose, extremamente importante para os Municípios que integram a Amear desde minha formação em Direito pela FDV, isso me dá uma bagagem de conhecimento acerca da realidade local que será uma boa fonte de recursos para o desenvolvimento do trabalho. Além disso, atuo no relacionamento corporativo da Suzano com o Estado do Espírito Santo e Municípios, criando uma relação de confiança e credibilidade com os gestores públicos.
Mas um destaque que gostaria de fazer é acerca da aceleração de desenvolvimento que foi proporcionada pelos programas de formação de liderança ligados ao ES em Ação, em especial o Instituto Líderes do Amanhã e o Be Leader, fatos que foram fundamentais para minha capacitação para esse desafio.


