O ES em Ação vai percorrer os municípios capixabas com o projeto “Amunes na Estrada” para apresentar o Plano ES 500 Anos aos prefeitos eleitos para a gestão 2025-2028, vice-prefeitos, secretários e equipes da administração municipal, vereadores e lideranças políticas. De janeiro a fevereiro, serão 10 encontros, um em cada microrregião do Estado, passando por Ecoporanga, Pinheiros, Linhares, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Venda Nova do Imigrante, Marilândia, Itaguaçu e Viana.
A ação faz parte de uma iniciativa conjunta com a Secretaria de Estado de Planejamento (Sep) e do Instituto Jones Santos Neves (IJSN) e em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).
A coordenadora de Projetos do ES em Ação, Débora Macedo, destaca a integração dos novos gestores municipais na construção coletiva do Plano. “Este é o segundo grande movimento envolvendo os municípios no plano ES 500 Anos. O primeiro foi as oficinas regionais realizadas entre março e abril de 2024, cobrindo as 10 microrregiões do estado. Agora, com o projeto Amunes na Estrada, temos a oportunidade de apresentar o projeto para os novos gestores municipais e reforçar o convite para que participem do Plano ES 500 Anos”, diz
O ES 500 Anos é uma atualização do Plano de Desenvolvimento ES 2030, elaborado em 2013. O documento se baseia em um diálogo coletivo, envolvendo cidadãos, sociedade civil organizada, setor produtivo, academia e setor público, para construir uma visão estratégica, sustentável e desejável para o Espírito Santo nos próximos 10 anos, considerando as implicações de tendências, como oportunidades e ameaças, nas esferas nacional e internacional.
O Plano
As atividades de elaboração do plano contam com a participação do governo Estadual e municipais, dos demais Poderes Públicos, federações, setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada e demais organizações representativas, em oficinas regionais e seminários temáticos e com atenção às particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.
O documento também vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público, além de revisitar metas e indicadores estabelecidos pelo plano de desenvolvimento de longo prazo atualmente existente, o ES 2030. Para isso, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou uma análise situacional do ES 2030. O estudo apontou o cenário encontrado na ocasião de elaboração do plano, os fatores limitadores ou impulsionadores, além dos avanços, desafios superados e novos desafios mapeados.
O plano de desenvolvimento de longo prazo ES 500 Anos é realizado em convênio com a Petrobras e tem a realização do ES em Ação e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Sep) e apoio técnico da consultoria Symnetics.
Imagem da Praça Central de Itaguaçu
Crédito da Foto: Setur-ES