Artigo | ES 500 Anos: uma nova visão para o Espírito Santo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O plano de desenvolvimento de longo prazo ES 500 Anos e suas tendências e desafios foram tema do artigo do diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina. O conteúdo foi publicado em dezembro, na edição Retrospectiva 2024 da Revista ES Brasil.

Quando as lideranças se unem por um objetivo comum, novas possibilidades se abrem. É assim que o Espírito Santo em Ação tem trabalhado, há mais de 20 anos, ao mobilizar atores, promover o diálogo, apontar caminhos e criar soluções para uma sociedade mais justa e próspera. E em 2025 não será diferente!

O próximo ano será importante para todos os capixabas, pois daremos mais um passo em direção ao crescimento do Espírito Santo com a entrega do Plano ES 500 Anos, resultado de um trabalho conjunto da sociedade civil organizada, por meio da mobilização do Espírito Santo em Ação, em parceria com o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado de Planejamento.

O Plano apresenta uma nova visão de futuro, com ações que visam posicionar o Estado em condições cada vez melhores de competitividade e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. É uma proposta de evolução do planejamento ES 2030, elaborado em 2013 e que já rendeu bons frutos para o Espírito Santo, como apontou o primeiro estudo realizado para subsidiar o ES 500 Anos, como práticas de governança que alavancou setores produtivos e promoveu avanços em infraestrutura e qualidade de vida. O Plano também integra outros projetos estratégicos em andamento, como o Pedeag 4, o ES + Gás e o Plano de Descarbonização, e outros, reforçando a governança integrada dos planejamentos estaduais.

A abordagem do Plano ES 500 Anos é organizada em nove ângulos estratégicos, desdobrando-se em missões e visões que refletem a diversidade e os desafios do Espírito Santo. Entre os temas abordados estão transição energética, economia do bem-estar, educação e capital humano, empreendedorismo, infraestrutura e mobilidade, inovação, competitividade, biomas e recursos naturais, entre outros. Além disso, temas transversais, como tecnologias emergentes, inclusão social, redução das desigualdades e neutralidade de carbono, enriquecem o debate, garantindo uma visão abrangente e integrada.

Até o momento, o projeto, que iniciou suas atividades em março deste ano, já avançou significativamente com a realização de 12 oficinas, mais de 50 entrevistas individuais com especialistas e mais de 10 visitas institucionais, envolvendo a sociedade civil, o governo e o setor produtivo. No primeiro bimestre de 2025, acontecerá o Summit do ES 500 Anos, um evento que reunirá diversas vozes da sociedade para promover novas trocas e escutas, buscando aprimorar ainda mais o plano.

O resultado desse trabalho coletivo será entregue em maio de 2025, com uma visão atualizada e inspiradora para o futuro do Espírito Santo. O plano busca identificar tendências, enfrentar desafios e traduzir os anseios da sociedade capixaba, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Juntos, enquanto sociedade, vamos criar oportunidades que tornam o Estado um lugar seguro e próspero, priorizando as pessoas, promovendo uma gestão eficiente e fortalecendo o ambiente de negócios.

Imagem: Curva da Jurema, Vitória (Foto: Sagrilo)