Educação em Tempo Integral: ES em Ação acompanha implementação em nove municípios capixabas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No Espírito Santo, a educação em tempo integral envolve a implementação de escolas públicas com propostas pedagógicas voltadas para o aprendizado e o desenvolvimento de práticas que auxiliam estudantes e educadores no planejamento e execução de seus Projetos de Vida.

Esse modelo, ao ampliar o tempo destinado à educação, oferece benefícios que transcendem as salas de aula, gerando impactos positivos no futuro das comunidades. Atualmente, o ES em Ação apoia a implantação de 40 escolas municipais em Tempo Integral, totalizando mais de 11 mil vagas. Nas escolas que adotam esse modelo, os estudantes alcançam até 17% de melhoria no desempenho já no primeiro ano, e os resultados tendem a evoluir ao longo de sua trajetória educacional.

A equipe de Educação do ES em Ação realiza a transferência de metodologia, o acompanhamento e monitoramento do modelo de Educação Integral em Tempo Integral em escolas de nove municípios capixabas: Alegre, Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

“O foco do tempo integral é o Estudante”, ressalta Rodrigo Gama, diretor de Educação do ES em Ação. “Além das disciplinas regulares, o currículo inclui diversas atividades que promovem o desenvolvimento do cidadão. Os estudantes passam a ter uma convivência social mais rica e potente, participam das atividades da escola e ajudam a identificar e solucionar problemas do ambiente escolar. Isso contribui para um crescimento pleno, tanto na formação acadêmica quanto na formação cidadã e no desenvolvimento de suas competências e habilidades”, explicou.

O ES em Ação atua na articulação e mobilização entre o setor empresarial e o poder público, com o objetivo de promover avanços contínuos na educação. Suas metas incluem universalizar a educação em tempo integral, garantir a alfabetização na idade certa, ampliar a oferta de ensino técnico e profissional e assegurar uma educação básica de qualidade para todo o Estado.

Base curricular

As escolas em tempo integral funcionam em turno único, com carga horária de nove horas, ficando a cargo de cada município definir o melhor horário para iniciar as aulas. Na proposta pedagógica, o Estudante possui uma rotina no tempo integral com atividades focadas no desenvolvimento de seu Sonho e Projeto de Vida, além de receber todo o suporte e cuidados da escola.

Além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes recebem formação diversificada, em que crianças e adolescentes têm aulas de Protagonismo, Estudo Orientado, Práticas Experimentais, Iniciação Científica e auxílio na elaboração de seus Projetos de Vida. Os estudantes têm ainda ofertas de matérias Eletivas, que são escolhidas de acordo com o objetivo de cada um, além das Práticas Educativas como Acolhimento, Rodas de Conversa, Tutoria e Vivências em Protagonismo.

Parceria com o ICE

O modelo pedagógico de referência para a Escola em Tempo Integral no Estado é o desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE), uma organização sem fins lucrativos que atua na melhoria da qualidade da Educação Básica Pública, por meio da Educação Integral em Tempo Integral.

Com inovações que proporcionam a consolidação de um novo olhar para a educação, o modelo é pautado nos eixos de Formação Acadêmica de Excelência; Formação para a Vida; e Formação de Competências para o Século XXI.

Em parceria com o ES em Ação, o Instituto deu apoio a Prefeitura de Vitória e ao Governo do Estado para implementar a metodologia do Tempo Integral nas escolas municipais da capital e no Estado, em 2015. Desde então, o movimento aplica o modelo nos municípios capixabas.

Protagonismo do estudante e formação dos profissionais

O estudante é o protagonista na Escola da Escolha. O Projeto de Vida, nesse contexto, é orientado para a definição de metas acadêmicas e pessoais que sejam significativas para cada aluno. Durante esse processo, os estudantes são incentivados a planejar e escolher as disciplinas que melhor se alinham aos objetivos traçados em seus Projetos de Vida.

Cada um elabora seu próprio projeto e é estimulado a refletir sobre como as escolhas e decisões implicarão na vida presente e futura. Ao longo do tempo, o Projeto de Vida vai sendo revisado com o apoio de um professor orientador, que vai ter como tarefa ajudar o aprimoramento constante do estudante.

Para agregar conhecimento capaz de gerar transformação e ampliar os resultados em todo o contexto escolar, os profissionais da educação são apresentados as Bases do Modelo Pedagógico e de Gestão, Metodologias de Êxito e a continuidade das Formações de Aprofundamento ao longo do ano letivo para as Equipes Escolares.

Nas escolas, as aulas iniciam após as equipes passarem pela Formação Inicial, ministrada pela equipe de educação do ES em Ação, sendo importante para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade no município.