Como momentos inesquecíveis na cardiologia deram vida a uma narrativa que emociona e inspira? O livro “Não Tenhais Medo: Quando o Coração Não Aguenta Mais” do cardiologista Dario Santuchi, reúne histórias reais vividas em sua prática médica. O autor, membro dos programas de liderança da Aliança Jovem, da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), e do Be Leader, do Espírito Santo em Ação, compartilha relatos que vão além dos desafios clínicos, tocando o coração e a mente dos leitores.
A obra nasceu a partir de anotações diárias feitas pelo autor após seus plantões. “A essência desse livro, publicado em novembro, é esse documento que comecei lá em 2010 e concluí em dezembro do ano passado, que reúne relatos de casos”, destaca Dario.
O autor especifica as reflexões e decisões no Google Docs, transformando-os em uma obra que destaca não apenas os desafios da prática médica, mas também a força das emoções e a superação de momentos críticos.
Uma das histórias é o caso de uma paciente que sofria de uma condição causada pela febre reumática, uma doença comum no Brasil, decorrente de uma simples dor de garganta, a amigdalite, que comprometeu as válvulas do coração e se desdobrou em um emocionante transplante cardíaco.
Em sua obra, Dario faz um alerta “para essa doença, que é negligenciada e muito comum no país, que é a febre reumática, e a importância de ser doador de órgãos. A ideia do livro é narrar os fatos que não podem ser esquecidos na história de Linhares e do Espírito Santo”, diz.
A origem do nome do livro é reflexo da vivência das histórias. “Em 2018 tivemos vários eventos que foram definidores para o país, e Não Tenhais Medo é resultado de uma frase que a minha esposa, que é católica, falava ao me ver redigindo, a partir do que eu relatava o que acontecia, e que aparece na bíblia mais de 365 vezes”, frisou.
O livro “Não Tenhais Medo: Quando o Coração Não Aguenta Mais” de Dario Santuchi está disponível para compra no site da Amazon.