Lideranças do Be Leader se reúnem com o governador Renato Casagrande no encontro da comunidade 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Reforma tributária, saúde mental, desenvolvimento de lideranças para o setor público, empreendedorismo, inovação e turismo no Estado foram alguns assuntos que marcaram o bate-papo das 40 lideranças do Be Leader e do ES em Ação com o governador Renato Casagrande. A roda de conversa faz parte do Encontro da Comunidade, realizada nesta sexta-feira (13), no Palácio Anchieta.  

A iniciativa faz parte do eixo de Formação de Liderança do ES em Ação e promove o acesso a programas de formação, o surgimento de novas lideranças, o engajamento dos capixabas em temas relevantes para a sociedade e a criação de uma comunidade que conecta líderes de diversas áreas em um só lugar.  Atualmente, o Be Leader é parceiro de 23 institutos, com 1.106 líderes em formação.    

O diretor de Formação de Liderança do ES em Ação, Gabriel Feitosa, destacou que a comunidade é resultado da imersão Conectando Lideranças do Be Leader, inspirada no conceituado International Visitor Leadership Program (IVLP), considerado o maior programa de formação de lideranças do mundo. 

“O governador tem um impacto nessa formação pois tive a oportunidade, enquanto representante do Governo, pela primeira vez de cuidar da parte consular. Por esse trabalho, a embaixada me encaminhou para participar do programa de formação de lideranças deles, que inspirou o Be Leader. O que me impressionou nesse processo foi a diversidade do meu grupo, composto por 20 pessoas de 20 países diferentes”, destacou Gabriel.  

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância da formação de lideranças comprometidas com o futuro do Estado. Ele conheceu os desafios enfrentados em diversas esferas para garantir a continuidade e o aprimoramento das iniciativas, ressaltando a relevância de organizações que investem no desenvolvimento de novos líderes. 

“Estamos fechando 2024 com boas perspectivas, mas enfrentamos uma dificuldade no ambiente em que vivemos, que é a formação de lideranças para dar sequência e aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos. Formar novos líderes comprometidos com o nosso Estado nos dá segurança e estabilidade”, destacou Casagrande.  

A visão sobre a importância e os desafios de formar novas lideranças comprometidas com o futuro do Espírito Santo também foi destacada pela Rayssa Mendes da Motriz. “Estar com o governador não é só uma oportunidade, mas um verdadeiro privilégio. Poder escutar sua vivência enquanto líder maior no estado, com uma fala repleta de leveza, conforta muito a nós, jovens lideranças, e nos inspira a seguir lutando sem perder a ternura”, reforça. 

O encontro destacou a formação de líderes comprometidos com um futuro mais resiliente e sustentável para o Estado, segundo o Lucas Manoel Rios de Lima da Juniores. “Oportunidades como esta são essenciais para fomentar a troca de ideias e experiências entre líderes emergentes com um líder tão experiente. O governador demonstrou um compromisso genuíno com o incentivo ao desenvolvimento de novas lideranças, enfatizando a importância da educação, inovação e responsabilidade social como pilares fundamentais para o avanço do nosso Estado”, destaca.  

Oportunidades de conexão    

O Be Leader busca capacitar, identificar e preparar as lideranças para os desafios do Estado, formando as próximas gerações de líderes capixabas. Para isso, o programa conta com plataforma, imersão, comunidade e mentoria. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.  

Plataforma. Espaço de divulgação para promover e apoiar as ações das organizações de formação parceiras presentes no Estado.     

Imersão Conectando Lideranças. Evento de quatro dias que conecta lideranças formadas em diferentes organizações parceiras do Be Leader, realizado duas vezes por ano, com uma edição em cada semestre. A partir de um processo interno, o ES em Ação seleciona egressos de organizações de Formação parceiros para discutir um tema a partir do uso da metodologia de solução de problemas complexos. “É uma forma de conectar essas lideranças diversas entre si e oportunizar o desenvolvimento deles próprios por meio dessas conexões”, ressalta Feitosa.   

Comunidade. Ambiente para que as lideranças que atuam no Estado discutam desafios e construam soluções de impacto para a sociedade. Os membros são pessoas diversas, que participaram da imersão e passam a fazer parte da comunidade. “É um ambiente de compartilhamento das ações dos próprios líderes e dos eventos do Espírito Santo em Ação para com esse grupo de aluminais”, destaca o diretor de Formação de Liderança.    

Mentoria. Momento de desenvolvimento de competências por meio da troca de experiências entre mentor e mentorado. Ao final de cada da imersão é aberto o edital de mentoria para acelerar o impacto dessas lideranças e dos seus projetos, por meio de mentoria com lideranças políticas, públicas, empresariais, já consolidadas no Estado, e que se destacam no cenário capixaba.