Troca de vivências e conhecimento em educação integral marca imersão do ES em Ação com ICE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Atualização de processos, troca de experiência e propostas de gestão foram discutidos na imersão do time de educação do ES em Ação com consultoras do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entre os dias 27 e 29 de novembro, no Hub Fucape. O ICE é uma organização sem fins lucrativos que atua na melhoria da qualidade da Educação Básica Pública, por meio da Educação Integral em Tempo integral.

Para compartilhar os desafios e as oportunidades no trabalho realizado junto aos municípios capixabas, o time de educação do ES em Ação, formado pela coordenadora Polliana Aroeira, supervisora do Tempo Integral Ayone Sossai, e as consultoras Mônica Freddi, Cristiane Cecon e Fabyola Kemil, trocaram experiências e ouviram que ações e estratégias estão sendo adotadas nos estados e municípios com a consultora pedagógica do ICE, Elizane Mecena, e a supervisora e consultora pedagógica do ICE, Renata Campos.

Em parceria com o ES em Ação, o Instituto apoiou a Prefeitura de Vitória e o Governo na implementação da metodologia do Tempo Integral nas escolas municipais da capital e no Estado, em 2015. E desde 2018, o movimento empresarial aplica o modelo nos municípios capixabas.

A imersão destacou os projetos e as iniciativas realizadas pela equipe de educação do movimento empresarial, e as metodologias aplicadas como o Modelo da Escola da Escolha, enfatizando os princípios educativos e eixos formativos que direcionam a prática pedagógica, e o Modelo pedagógico, direcionado para o Projeto de Vida e Protagonismo.

A imersão é uma oportunidade de trocar experiências e avaliar o trabalho realizado, destaca a consultora pedagógica do ICE, Elizane Mecena. “É um momento muito importante porque estamos falando de uma equipe que está multiplicando um programa, que vem de uma outra Instituição. No decorrer do tempo, há coisas que precisam ser ajustadas, dúvidas que aparecem e que sozinho você não consegue responder e que outro parceiro, de fora, pode ajudar. É a oportunidade de ter um olhar, a partir de outras vivências que são novas para esta equipe”, reforça.

As consultoras do ES em Ação, destacam a importância da Imersão.

“Ter um momento formativo com a equipe do ICE proporcionou ótimos debates para aprimorar nossas ações. Se aprofundar na metodologia e ouvir outras vivências no trabalho da implementação da política pública do tempo integral despertou insights de como nossa equipe de educação pode continuar avançando e entregando um trabalho de qualidade.”
Mônica Freddi, consultora educacional especialista em gestão

“Em um mundo em constante mudança, estes momentos garantem que você se mantenha atualizado e conheça outras realidades com os mesmos desafios e objetivos. Isto é motivador e inspirador, pois nos incentiva a buscar novos conhecimentos e contribui para o nosso crescimento pessoal e a autoconfiança, à medida que adquirimos novos conhecimentos e habilidades.”
Fabyola Kemil, consultora educacional especialista pedagógica

Tempo Integral


A equipe de Educação do ES em Ação realiza o trabalho de acompanhar o modelo de Educação Integral em Tempo Integral em escolas de 10 municípios do Estado, são eles: Aracruz, Anchieta, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Atualmente, são 40 escolas municipais em Tempo Integral e uma oferta de mais de nove mil vagas. Nas escolas convertidas para o modelo integral, os estudantes conseguem melhorar até 17% o seu desempenho no primeiro ano, e as perspectivas tendem a ampliar no decorrer dos anos educacionais/letivos.