Você já ouviu falar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública? Sabe o que é? E como funciona? Essa e outras perguntas podem ser conferidas no livro digital publicado pela Ong Transparência Capixaba sobre a edição de 2023.
O objetivo do ranking é avaliar e estimular as prefeituras municipais do Estado a melhorarem suas ações de transparência, participação cidadã, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção.
As potencialidades e as fragilidades dos municípios e relação à transparência pública são destacadas na publicação digital. A partir do diagnóstico, a Transparência Capixaba, com o apoio institucional do ES em Ação, contribuiu para a implantação da cultura de transparência e integridade nos municípios capixabas, pontua a diretora-executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani.
“Nosso Estado tem sido referência em governança pública e fomentamos iniciativas para que os municípios também se utilizem de ferramentas necessárias para a redução de riscos de corrupção e bom uso do recurso público, com a possibilidade de acompanhamento efetivo da população”, frisa Adila.
A publicação é um estudo técnico, desenvolvido a partir da mensuração do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) dos municípios capixabas, a partir de metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil.
O estudo foi elaborado e desenvolvido pela equipe de associados e voluntários da Transparência Capixaba, com apoio do Espírito Santo em Ação, que retrata todo o processo para a realização do Ranking, desde a formalização de parcerias e mobilização de voluntários até a coleta de dados e análise da avaliação.
Um dos pontos destacados na publicação é o diálogo estabelecido entre a Transparência e os municípios do Espírito Santo, resultado do trabalho coletivo para melhorar os níveis de transparência.
Confira a publicação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023
De acordo com Adila Damiani, o livro digital é uma oportunidade da população e pesquisadores acompanharem a evolução dos municípios capixabas e de alertar os gestores da importância de cultivar a transparência. “Este material contribui de forma significativa, uma vez que a população tem em suas mãos dados qualitativos e quantitativos para cobrar do executivo municipal, e do legislativo, medidas concretas que tragam melhores índices de transparência pública”, destaca.
O período da divulgação do livro digital foi destacado por Adila. “Optamos por publicar após as eleições, tendo em vista que estava previsto a divulgação do resultado do ranking de 2024, com uma nova metodologia, em que teríamos a oportunidade de destacar as melhorias em relação a 2023”, pontua.
A melhoria na gestão municipal foi destacada pelo diretor de Gestão Pública do Espírito Santo em Ação, Fernando Saliba, no prefácio da publicação. “É possível verificar e comparar as evoluções alcançadas pelos municípios, bem como identificar oportunidades de melhoria. O fortalecimento do controle social é essencial para oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos e fomentar o surgimento de bons líderes, imprescindíveis a uma gestão pública de excelência”, frisou.