Cerca de 35 pessoas participaram da sessão “Desenvolvendo líderes para o futuro”, no dia 26 de outubro, no Horasis Global Meeting. O painel reuniu representantes de institutos e projetos nacionais e internacionais e destacou temas importantes para o desenvolvimento de lideranças jovens e o fortalecimento de parcerias estratégicas.
Bartira Almeida, cofundadora e presidente do Instituto Ponte, Vinicius Cadete, presidente do Instituto Líderes do Amanhã, Larissa Calegario, presidente do Cindes Jovem, Miq Gonçalves, diretor e fundador do Instituto Aprender Cultura, Júlio António Aponto Té, presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços Brasil Guiné-Bissau, e Gabriel Feitosa, diretor de formação de lideranças do Espírito Santo em Ação e mediador da sessão, compartilharam suas experiências e reflexões sobre o impacto do trabalho em rede e o valor da captação de recursos estruturada.
Gabriel Feitosa destacou o papel do Espírito Santo em Ação na formação de lideranças, reafirmando a importância da união de 23 institutos no programa Be Leader, para desenvolver projetos de longo prazo e valor social. “Quando você está alinhado ao propósito, está vendendo o valor da instituição e o legado que vai deixar para ela”, frisou Gabriel, ressaltando a importância do engajamento coletivo para amplificar o impacto dos projetos.
A formação de jovens lideranças comprometidas com valores sociais e econômicos, foi destacada por Vinícius Cadete, do Instituto Líderes do Amanhã. Ele também falou sobre a importância de criação de um fundo que traz segurança financeira ao Instituto, diminuindo a dependência de doações.
A ousadia de sonhar grande foi o lema de Júlio António Aponto Té, que ressaltou a necessidade de buscar editais e fundos internacionais para fomentar a educação e capacitação local, ampliando o alcance dos programas de formação.
O Instituto Ponte, representado por Bartira Almeida, apresentou uma visão transformadora para jovens de baixa renda. Bartira destacou que a ascensão social só é possível quando se amplia o horizonte dos jovens com educação de qualidade e parcerias estratégicas. “Com propósito, tudo vale a pena”, declarou Bartira, reforçando a ideia de que cada um pode impactar a vida do outro.
A importância de desenvolver cada vez mais a liderança feminina e a capacitação em pautas ESG foram mencionadas por Larissa Calegario, do Cindes Jovem, enquanto Miq Gonçalves, do Instituto Aprender Cultura, pontuou sobre a utilização de linguagens artísticas como uma ferramenta de inclusão e fortalecimento de autoestima para crianças e adolescentes.
O evento se tornou um espaço de troca entre os participantes e destacou que, com parcerias sólidas e propósito claro, as iniciativas têm potencial para deixar um legado duradouro e transformador na sociedade.