Estudantes do ensino médio recebem formação em educação financeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A educação financeira nas escolas prepara os estudantes para a vida adulta, desenvolvendo habilidades de tomada de decisões, que os capacita a gerenciar melhor seus recursos no futuro. É com esse propósito que estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli de Vitória vão receber aulas de educação financeira.

A iniciativa é resultado da parceria entre o ES em Ação e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), para mobilizar empresas apoiadoras e mantenedoras para a realização de projetos nas unidades do Programa Escola do Futuro.

No período de três meses, jovens da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em Tempo Integral Integrado, com curso Técnico em Administração, receberão aulas de profissionais voluntários da Cooperativa Sicoob de Vitória e de professores que atuam na escola na eletiva “Fundamentos da Educação Financeira: Estratégias para um Futuro Sustentável”.

A iniciativa promove o aprendizado por meio da prática, destaca o diretor de Educação do ES em Ação, Rodrigo Gama. “A eletiva oferece aos estudantes a oportunidade de sair da teoria e aprender na prática, de aplicar o conhecimento adquirido utilizando aplicativos, plataformas e outras ferramentas que os ajudam a organizar suas finanças de maneira mais consciente e, assim, a planejar financeiramente a médio e longo prazo”, ressalta.

O projeto será feito por meio da disciplina eletiva, para desenvolver uma compreensão abrangente dos princípios e práticas de educação financeira. A supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob, Sandra Martins de Oliveira, ressalta que quanto mais cedo o estudante aprender a lidar com dinheiro, mais chances ele terá de ser bem-sucedido na área financeira quando se tornar adulto. “Por isso, ter educação financeira na escola é uma das principais demandas da atualidade. Alguns dos estudantes já ganham bolsa ou já tem o seu primeiro emprego. Neste momento administrar as contas, planejar o futuro e tomar boas decisões financeiras serão motivos importantes dessa necessidade.

O objetivo é capacitar os participantes a aplicar estratégias eficazes de gestão financeira, planejamento e investimento, de forma a promover a estabilidade econômica pessoal e profissional e a alcançar objetivos financeiros de longo prazo com segurança e eficiência.

A agente de Atendimento do Sicoob, Naila Moraes de Souza, pontua como a educação financeira irá contribuir para a vida dos jovens. “Eles poderão administrar melhor as suas finanças, consumir conscientemente, fazer a gestão de dívidas, ou seja, melhorar a sua qualidade de vida. Os conhecimentos adquiridos permitem a construção de bons hábitos no uso de dinheiro, proporcionam uma vida mais confortável e, claro, evitam erros que possam causam maiores transtornos no futuro”, afirma.

O assessor do Programa Escola do Futuro, Allan Schroefer Gomes de Carvalho, destaca a importância do projeto. “Pensando nos objetivos do Programa Escola do Futuro, esse projeto se torna ainda mais poderoso, promovendo o protagonismo dos estudantes e incentivando o pensamento crítico. Isso os ajuda a olhar para o futuro com um propósito, alinhando suas aspirações pessoais a um projeto de vida mais sólido e consciente”, afirma.

A primeira ação aconteceu no dia 23 de setembro e a escola Major Alfredo Pedro Rabayolli integra a rede de 15 escolas que faz parte do Programa Escola do Futuro. O Instituto Tommasi, a Vale e a ArcelorMittal firmaram parceria com o Programa e devem iniciar suas ações em outubro.

Escola do Futuro

O programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sedu, criada em 2023 com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura digital, a partir do uso de metodologias pedagógicas inovadoras e de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

O objetivo é o desenvolvimento da cultura digital a partir do uso de metodologias pedagógicas inovadoras e de tecnologias educacionais no cotidiano escolar, a fim de potencializar o aprendizado do estudante.

A colaboração entre empresas e escolas da rede estadual tem como objetivo promover a inovação educacional, fomentar a interação entre a educação e o setor empresarial, o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e competências, estimular a vocação empreendedora, fortalecer a formação profissional dos estudantes e promover a troca de conhecimento e experiências.