Receber novos funcionários e estudantes, explicar a metodologia educacional do Tempo Integral, familiarizar os recém-chegados com o ambiente escolar e recepcionar visitantes que desejam conhecer a escola são algumas das atividades desempenhadas pelos estudantes acolhedores de unidades de tempo integral. Em Cachoeiro de Itapemirim, alunos de 10 Escolas Municipais de Educação Básica em Tempo Integral (EMEBTI) participaram da Formação de Estudante Acolhedor, realizado de 09 a 12 de setembro.
Ao todo, 80 estudantes dos 3º, 4º e 5º anos passaram pela formação, que foi ministrada pelo Jovem Protagonista Alexandre Bertulano, egresso capixaba do modelo de educação integral e ex-estudante recebido durante o Ensino Médio, com a coordenação da equipe de consultoras do ES em Ação. A formação também contou com o acompanhamento e participação da equipe municipal de educação integral, gestores, pedagogos e professores de Protagonismo.
O estudante do 4º ano, Davi Correa, da EMEBTI Nossa Senhora das Graças, apresentou suas expectativas em relação à formação. “Eu quero me transformar em um aluno acolhedor, já que antes eu era muito bagunceiro e atrapalhava a aula. Mas com o projeto, vou me tornar mais quietinho e vou ajudar a acolher o próximo”, destacou.
Além de receber e integrar novos membros da comunidade escolar, o estudante acolhedor pode liderar iniciativas que encorajam a participação ativa dos colegas nas decisões da escola e na implementação de ações que beneficiem toda a comunidade escolar. A atividade contribui para criar um ambiente onde todos os estudantes se sintam valorizados e motivados a assumir um papel ativo em sua própria educação e desenvolvimento pessoal.
É com entusiasmo que a gestora da EMEBTI Julieta Deps Tallon, Sangela Leal, pontua como foi a formação na escola. “Foi um momento ímpar de vivência em Protagonismo para os nossos estudantes, em que, de forma lúdica e dinâmica, eles foram formados pelo ES em Ação e estão, sem dúvidas, preparados para atuar como Estudantes Acolhedores, recebendo de forma segura e acolhedora as visitas dos pais e estudantes novatos e todos que perpassarem por nossa escola”, declara.
Receberam a formação os estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica Nossa Senhora das Graças, Dona Maria Santana, Julieta Deps Tallon, Prof. Valdy Freitas, Prof. Athayr Cagnin, Prof. Florisbelo Neves, Gironda, Profª Thereza Valiatti, Prof. Elísio Cortes Imperial e Prof. José Paineiras Filho.
Atividades e seleção
No processo formativo, o Estudante Acolhedor aprofunda seu conhecimento sobre a metodologia da educação integral, por meio de dinâmicas que permitiram a cada um expor seus conhecimentos e demonstrar para apresentar suas escolas a novos estudantes, famílias e profissionais.
A supervisora do Tempo Integral do ES em Ação, Ayone Sossai, ressaltou como a formação em Cachoeiro reforça a importância do ensino integral como uma educação de qualidade e impacto para os estudantes.
“Os estudantes falaram com conhecimento, amor e propriedade sobre a escola em que estudam e amam, tornando a prática pedagógica significativa para a aprendizagem. Eles estavam orgulhosos de poder falar sobre suas escolas e as atividades que desenvolvem no dia a dia. Ficamos emocionados com a capacidade desses estudantes tão pequenos, com idades entre 8 e 11 anos. Assim, temos a certeza de que a educação vivenciada por eles tem o poder transformador que envolvemos”, enfatizou Sossai.
Os estudantes participantes foram selecionados pelas equipes das próprias escolas, que avaliaram suas habilidades para falar sobre o Tempo Integral. Cada candidato redigiu à mão uma carta de interesse, manifestando o desejo de assumir essa responsabilidade.
Sobre a formação
O estudante acolhedor desempenha um papel fundamental para promover o protagonismo estudantil, que é múltiplo no desenvolvimento de uma comunidade escolar participativa e inclusiva. Ao receber, integrar, informar, liderar e promover a participação ativa, o acolhedor contribui para que todos os estudantes se sintam valorizados, engajados e empoderados em sua jornada educacional e pessoal.