Empresas apoiam programa que prepara estudantes para o futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o propósito de preparar para os desafios do mercado de trabalho e fornecer uma base sólida para seus projetos de vida, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, de Vila Velha, participam do projeto ‘Mentoria do Bem’. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o ES em Ação, que mobilizou empresas apoiadoras e mantenedoras para a realização de projetos nas escolas participantes do Programa Escola do Futuro. Uma delas foi a Unimed, que por meio do Instituto Unimed Vitória, aderiu ao projeto e desenvolveu um programa de mentoria voltado para os estudantes.

A proposta é promover a colaboração entre empresa e escolas da rede estadual, para proporcionar oportunidades de aprendizado prático e estimular a inovação tecnológica no ambiente educacional. A primeira ação aconteceu no dia 04 de setembro e a escola Pastor Oliveira de Araújo é uma das 15 que fazem parte do Programa Escola do Futuro.

A parceria oferece novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional para os estudantes, ressalta a coordenadora de Educação do ES em Ação, Polliana Aroeira. “A proposta visa apoiar os estudantes em seus Projetos de Vida, oferecendo-lhes a oportunidade de refletir sobre novos caminhos e possibilidades que, até então, desconheciam. Por meio do Projeto ‘Mentoria do Bem’, em parceria com a Unimed, esses jovens terão acesso a essas novas oportunidades e orientações para vida e carreira profissional”, pontua.

No encontro, os estudantes visitaram a sede da Unimed Vitória, realizaram um tour pela unidade e tiveram a oportunidade de interagir com profissionais da empresa de diversas áreas estratégicas como gestão, compliance, tecnologia e marketing. Participaram ainda de dinâmicas e receberam orientações dos mentores que os ajudarão a desenvolver habilidades essenciais para suas futuras carreiras.

A Escola do Futuro surge como um agente de estímulo para criar a ‘Mentoria do Bem’, ressalta a gerente geral do Instituto Unimed Vitória, Milene Mello, diante da necessidade de conectar jovens ao mundo corporativo. “Nada é mais eficaz do que proporcionar a esses jovens uma experiência prática ao lado de profissionais experientes, que não só os inspiram, mas também contribuem para o seu desenvolvimento. Esse contato direto pode ser decisivo na escolha de uma carreira, potencialmente transformando suas vidas”, reforça.

O objetivo da Escola do Futuro é o desenvolvimento da cultura digital a partir do uso de metodologias pedagógicas inovadoras e de tecnologias educacionais no cotidiano escolar, a fim de potencializar o aprendizado do estudante.

A gerente de Qualificação Profissional do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), Bianca Silva Santana, destaca a importância do projeto. “A parceira com as empresas possibilita as escolas a convivência com a vida na prática e a mentoria vem pra fortalecer a construção do projeto de vida do estudante, dando a oportunidade de conhecer as potencialidades e desafios da vida profissional, levando o estudante a talvez traçar novas rotas no seu projeto de vida”.

Escola do Futuro

O programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sedu, criada em 2023 com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura digital, a partir do uso de metodologias pedagógicas inovadoras e de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A colaboração entre empresas e escolas da rede estadual tem como objetivo promover a inovação educacional, fomentar a interação entre a educação e o setor empresarial, o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e competências, estimular a vocação empreendedora, fortalecer a formação profissional dos estudantes e promover a troca de conhecimento e experiências.