Diretrizes: Conheça as prioridades e propostas da agenda comum para Educação

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A educação é um pilar essencial para o desenvolvimento integral e sustentável de uma sociedade, com o poder de transformar vidas e promover a equidade. Este tema faz parte do documento “Diretrizes”, que abrange em uma agenda transversal outras áreas, como Gestão Pública, Desenvolvimento Sustentável, Segurança e Infraestrutura.

No âmbito municipal, o documento ressalta a necessidade de políticas articuladas com as esferas estadual e federal, visando garantir uma educação de qualidade e acessível a todos os cidadãos. Para isso, as prioridades educacionais são organizadas em quatro frentes principais: Educação Infantil, Alfabetização na Idade Certa, Educação em Tempo Integral e Educação Profissional e Tecnológica.

Para um futuro mais próspero e sustentável para todos é essencial a educação, como reforça o diretor de Educação do ES em Ação, Rodrigo Gama. “A educação sempre está presente nos debates políticos, mas precisa entrar como uma verdadeira ferramenta de transformação da sociedade. Por isso, deve ser vista como um investimento estratégico e uma fonte de recursos para o próprio município, pois a sociedade está, cada vez mais, atenta a essa questão”, frisou.

Gama também destaca a trajetória do movimento empresarial marcada pela continuidade e legado de benefícios da educação para a sociedade, com o ensino em tempo integral.

Prioridades

A Educação Infantil é a fase que corresponde aos primeiros seis anos de vida, sendo a mais importante para o desenvolvimento humano e social, onde as crianças adquiram múltiplas linguagens e interações. Para isso, é importante definir ações para o desenvolvimento de uma política integrada para a primeira infância – apoio aos municípios no âmbito do PAES, com investimento de recursos financeiro, técnico e pedagógico.

A Alfabetização na Idade Certa é fundamental o fortalecimento das ações e estratégias para garantir as habilidades básicas de leitura, escrita e interpretação, essenciais para sua cidadania.

A Educação em Tempo Integral promove o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, social e cultural de crianças e jovens. Dessa forma é importante o investimento em políticas e programas que promovam a ampliação da oferta da educação integral em tempo integral.

A Educação Profissional e Tecnológica prepara os jovens para o mercado de trabalho com competências técnicas e práticas, atendendo às demandas locais e globais. O documento destaca o apoio nas políticas e estratégias de educação profissional para alcançar a meta do Plano Municipal de Educação de cada cidade.

Propostas
Confira as propostas da agenda comum, direcionada para cada uma das vertentes da educação.

Educação Infantil

  • Ampliar a oferta de vagas a suprir a demanda de Creche (1 a 3 anos) no Município;
  • Integrar as políticas públicas de educação, saúde e assistência social voltadas às crianças de 0 a 6 anos;
  • Priorizar mulheres mães de crianças de 0 a 6 anos nos programas de inclusão produtiva no município.

Alfabetização na Idade Certa

  • Buscar novas estratégias para alfabetizar todos os alunos da rede pública de ensino municipal até os 7 anos de idade, para melhoria dos níveis de aprendizagem nas etapas subsequentes;
  • Intensificar as iniciativas estabelecidas pelo regime de colaboração com o município PAES – Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo: formação de professores; acompanhamento individualizado dos estudantes; acompanhamento e monitoramento do progresso das aprendizagens e melhorias na infraestrutura das escolas.

Educação em Tempo Integral

  • Ampliar o número de Escolas em Tempo Integral, garantindo e consolidando uma política pública com planejamento a longo prazo, a partir de um Plano de Expansão da rede de ensino;
  • Contemplar uma Legislação com as especificidades do tempo Integral: permanência dos profissionais formados na metodologia, avaliação de desempenho e processo seletivo dos gestores e equipes escolares conduzido de forma eficiente, com utilização de critérios técnicos;
  • Assegurar na Secretaria de Educação uma equipe técnica exclusiva, dedicada e permanente com competências e perfis para atuação na gestão da política pública de Educação Integral no município.

Educação Profissional e Tecnológica

  • Contribuir para a expansão das matrículas de educação profissional técnica de nível médio e na rede pública estadual, levando em consideração os arranjos produtivos, sociais e culturais locais;
  • Promover parcerias com empresas locais para gerar oportunidades de empregabilidade, fortalecer o aspecto inovador e aproximar os estudantes do mercado de trabalho;
  • Articular parcerias com o poder estadual para oportunizar cursos de qualificação profissional em áreas que sejam estratégicas para o desenvolvimento local e regional, incluindo propostas de aumento de escolaridade dos trabalhadores locais.

Sobre o Diretrizes

O Diretrizes 2024 é um projeto conjunto das associações que integram a Rede Empresarial e do ES em Ação, por meio das diretorias de Gestão Pública e Redes.

Em 2024, 13 municípios estão envolvidos no projeto, sendo 11 deles sede de associações empresariais que compõem a Rede Empresarial – Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana e Vila Velha, além dos municípios de Vitória e Nova Venécia.

O objetivo é propor uma agenda prioritária e unificada da Rede Empresarial do Espírito Santo para as eleições, que será apresentada e dialogada com os candidatos. Para isso, o projeto é regido por três princípios: Ética e transparência; foco em desafios complexos e estruturantes; e políticas públicas baseadas em evidências.

Clique aqui e confira o documento na íntegra