Nas eleições, o projeto Diretrizes aborda cinco eixos prioritários para propor uma agenda qualificada, que reflita as expectativas do setor empresarial e potencialize a participação da sociedade civil organizada no debate eleitoral municipal.
O documento apresenta uma agenda transversal, com os temas Educação, Gestão Pública, Desenvolvimento Sustentável, Segurança e Infraestrutura, além de uma Agenda Local, com temáticas específicas do município e consideradas essenciais pela associação da região.
Os assuntos indicados para a agenda prioritária foram definidos por associações da Rede Empresarial e equipe técnica do ES em Ação, formada por associados, mantenedores, comitês e membros do Conselho Deliberativo, que consolidou as informações.
“Foi um processo muito participativo que conseguiu enxergar de forma unitária, cada município, ainda que com uma pauta comum a todos eles. Houve uma participação intensa e saudável das associações, o que é importante sobre o aspecto de consolidar um diálogo estruturado com os entes municipais e legislativos”, destacou o membro do Grupo de Trabalho do Diretrizes e diretor institucional da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), Alexandre Schubert.
Em cada eixo são apresentados indicadores que contextualizam o cenário do município, e apontam os desafios e as propostas de avanço, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 203. O resultado é um documento com 14 subtemas e 36 propostas.
“O desafio é priorizar agendas de longo prazo que tenham o potencial de melhorar a qualidade de vida dos capixabas não apenas na capital, mas em seus principais municípios e regiões”, destaca o diretor de Redes do ES em Ação, Sérgio Mileipe.
Confira os eixos temáticos e indicadores.
Educação. Foco na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, adaptada às necessidades locais. Destaca a educação infantil, alfabetização na idade certa, educação em tempo integral, e educação profissional e tecnológica como pilares essenciais.
Desenvolvimento Sustentável. Integra práticas ambientais, atração de investimento e fomento ao turismo sustentável. Prioriza a preservação ambiental, uso de tecnologias limpas, e simplificação de processos de licenciamento.
Gestão Pública. Gestão pública eficiente é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município. Inclui a digitalização de serviços públicos, transparência na administração, e gestão eficiente da previdência pública.
Infraestrutura. Engloba o planejamento urbano, saneamento básico, mobilidade urbana, e iluminação pública. Prioriza sistemas eficientes de água, esgoto e gestão de resíduos, além da manutenção de infraestrutura viária.
Segurança. A segurança é vital para a estabilidade social e o desenvolvimento socioeconômico. Deve integrar políticas públicas para prevenir a violência e criminalidade, e enfatiza a capacitação da guarda municipal e o uso de tecnologias de monitoramento.
Agenda Local. Apresenta as pautas locais trazidas pela Associação, que não estejam contempladas na agenda comum à Rede Empresarial.
Em 2024, 13 municípios estão envolvidos no projeto, sendo 11 deles sede de associações empresariais que compõem a Rede Empresarial – Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana e Vila Velha, além dos municípios de Vitória e Nova Venécia.
A equipe técnica é composta por integrantes das associações empresariais e do movimento empresarial. São eles:
Alexandre Schubert, membro da Rede Empresarial e diretor institucional da AEC
André Brito Mantenedor, gerente de Relações Corporativas da Suzano
Antonio Freitas Junior, membro da Rede Empresarial e presidente do Messes
Bruno Buback, membro do Comitê de Liderança
Café Lindenberg, membro do Conselho Deliberativo do ES em Ação
Cel. José Nivaldo Vieira, membro da Rede Capixaba de Inteligência
Fábio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás
Fernando Saliba, diretor de Gestão Pública do ES em Ação
José Armando, membro do Conselho Deliberativo do ES em Ação
Lídia Praça, membro do Comitê de Educação
Luciano Gollner, superintendente do ES em Ação
Luiz Wagner Chieppe, presidente do Conselho Deliberativo do ES em Ação
Nailson Dalla Bernadina, diretor-presidente do ES em Ação
Nelson C. Saldanha, membro do Comitê de Gestão Pública
Orlando Caliman, membro do Conselho Deliberativo do ES em Ação
Sérgio Mileipe, diretor de Redes do ES em Ação
Thomaz Tommasi, membro da Rede Empresarial e presidente da Assevila
Vanessa Tavares, gerente de Relações Institucionais Governamentais da Vale
Vinicius Freitas, membro do Comitê de Redes