O ES em Ação e a Rede Empresarial, desde 2018, promovem um diálogo estruturado com os candidatos aos cargos em disputa nas eleições. O momento de escuta e de trocas acontece por meio do projeto Diretrizes.
O objetivo é levantar informações e propostas, por meio de temas prioritários, para elaborar o documento denominado “Diretrizes”, que leva o nome do projeto, e que será entregue aos candidatos.
Neste ano, 13 municípios estão envolvidos no projeto, sendo 11 deles sede de associações empresariais que compõem a Rede Empresarial – Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana e Vila Velha, além dos municípios de Vitória e Nova Venécia.
O produto do trabalho é fortalecer o diálogo eleitoral e reunir temas relevantes para os planos de governo. “Trata-se de um momento de reflexão, debate e, principalmente, de participação de toda a sociedade na proposição de projetos e ações para os candidatos”, destaca o diretor de Redes do ES em Ação, Sérgio Mileipe. De acordo com o diretor, o projeto é fundamental para esclarecer propostas e contribuir para a tomada de decisões conscientes por parte do eleitorado.
Nas eleições municipais de 2024, a expectativa é influenciar positivamente as políticas públicas, garantindo que sejam baseadas em dados e indicadores concretos. A partir de uma pauta transversal, a Rede Empresarial poderá promover sabatinas com os candidatos a prefeitos, promovendo um diálogo produtivo e colaborativo entre associações empresariais e candidatos.
“A partir dos encontros, o empresariado capixaba terá a oportunidade de dialogar com os candidatos ao cargo de prefeito sobre temas prioritários, propostas e indicadores que impactam no crescimento do município e, consequentemente, do Espírito Santo”, destaca o diretor de Gestão Pública do ES em Ação, Fernando Saliba.
O que é o Diretrizes?
O Diretrizes 2024 é um projeto conjunto das associações que integram a Rede Empresarial e do ES em Ação, por meio das diretorias de Gestão Pública e Redes.
O objetivo é propor uma agenda prioritária e unificada da Rede Empresarial do Espírito Santo para as eleições, que será apresentada e dialogada com os candidatos. Para isso, o projeto é regido por três princípios: Ética e transparência; foco em desafios complexos e estruturantes; e políticas públicas baseadas em evidências.
Curiosidade
Você sabia que, desde 2008, o ES em Ação apoia os debates eleitorais realizados pelas associações da Rede Empresarial? Na época, e até o ciclo eleitoral de 2016, o projeto era denominado Cidade Debate. Com uma pauta única para o debate, assim como a versão atual, o diálogo com os candidatos era estruturado com pontos prioritários voltados para uma boa gestão municipal.
O objetivo do Cidade Debate era promover um momento de reflexão, discussão e, principalmente, de participação de toda sociedade na proposição de projetos e ações para os candidatos que participarão do pleito.