A trajetória do movimento empresarial Espírito Santo em Ação em encontrar demandas comuns ao setor produtivo, alinhando esforços e construindo novos futuros para os capixabas, levou fundadores e membros do Conselho Deliberativo a receberem a Comenda Jerônimo Monteiro no grau Grã-Cruz pelo governador Renato Casagrande.
Mais de 150 pessoas, entre lideranças, amigos e familiares dos homenageados participaram da cerimônia no Palácio Anchieta, realizada nesta terça-feira (09), em reconhecimento à contribuição no processo de reconstrução ética e ao legado deixado no desenvolvimento do Estado nas últimas duas décadas.
A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado pelos trabalhos prestados ao Espírito Santo. Na ocasião, receberam a comenda 17 lideranças do movimento: Alexandre Nunes Theodoro, Arthur Carlos Gerhardt, Café Lindenberg, Carlos Aguiar, Ernesto Mosaner, João Gualberto, José Armando de Figueiredo Campos, José Luiz Soares Orrico, José Teófilo Oliveira, Luiz Wagner Chieppe, Nelson Saldanha, Nilton Chieppe, Orlando Caliman, Sérgio Tristão, Walter Lídio Nunes, e familiares de Cariê Lindenberg e Sérgio Rogério de Castro.
A homenagem reconhece a união e a coragem dos fundadores da instituição, enfatiza o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina. “Cada investimento realizado de forma planejada, cada aluno que recebe maior acesso à educação, cada indicador econômico alcançado, cada liderança com consciência econômico-social, todos esses possuem em comum um melhor ambiente para viver e investir, graças à união e à coragem pioneira de nossos fundadores e outras lideranças que entenderam que era necessário transformar positivamente o Estado”, frisou.
Os feitos realizados e projetos em andamento são resultado do empenho e esforço das lideranças que integram o Conselho Deliberativo do Espírito Santo em Ação, que foram fundamentais na consolidação do movimento e seus impactos atualmente.
O governador do Estado, Renato Casagrande, fez a entrega da comenda a cada representante e destacou a importância do movimento para o Estado e o diálogo entre as lideranças. “De 2003 para a frente, temos um Estado diferente, novo, com capacidade de reagir aos desafios, o que não significa que não precisamos permanecer vigilantes. A forma de agirmos daqui para frente é que vai assegurar um Estado inclusivo, sustentável, inovador e em desenvolvimento”, destacou Casagrande, complementando: “Estamos hoje fazendo uma homenagem pelo reconhecimento justo ao movimento empresarial Espírito Santo em Ação, por tudo aquilo que já fizeram e por tudo que continuarão fazendo pelo Estado”, ressaltou.
O vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, pontuou a importância da integração e do diálogo entre sociedade civil e governo, e como o empresariado se coloca como parte importante do desenvolvimento do Espírito Santo. “Reconhecer o papel desses fundadores, é reconhecer as pessoas que se dedicaram ao coletivo, praticando aquilo que chamo de capitalismo consciente. Ou seja, o empreendedor precisa se preocupar com o resultado, com o lucro, mas de igual forma com o impacto da sua atividade e dos seus colaboradores para comunidade que ele desenvolve a sua atividade empreendedora. Isso tem sido uma marca muito importante desse grupo que se dedicou a desenvolver o Espírito Santo”, frisou. Na ocasião, Ferraço também destacou o protagonismo do homenageado Arthur Carlos Gerhardt, que foi governador de 1971 a 1975, na estruturação de um Estado mais moderno.
Homenagem
No passado, as lideranças empresariais identificaram os desafios críticos que o Estado enfrentava e se uniram para desenvolver soluções concretas e inovadoras que beneficiaram toda a sociedade capixaba. A origem do movimento foi lembrada por um de seus fundadores, José Armando de Figueiredo Campos, que representou os homenageados do dia.
“Essa honraria tem um valor especial para o ES em Ação. Formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia está na missão do ES em Ação. Com visão de longo prazo, nossas ações vêm atravessando governos, procurando sempre, de forma republicana e democrática, contribuir com o crescimento da competitividade do nosso Estado, para atrair investimentos, gerar riqueza de forma sustentável e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos capixabas”, reforçou.
A Ordem Estadual do Mérito Jerônimo Monteiro, criada em 1972, é destinada a personalidades e instituições nacionais e estrangeiras dignas e merecedoras da gratidão e admiração do povo Espiritossantense. O Conselho Deliberativo foi condecorado com o grau Grã-Cruz pela importância histórica, econômica e política da atuação de seus membros para a sociedade capixaba.
Espírito Santo à frente
No evento, o presidente do Conselho Deliberativo do ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe, destacou projetos e iniciativas para o desenvolvimento econômico, a formação de lideranças, a criação do Instituto Líderes do Amanhã (ILA) e a educação em tempo integral no Estado.
Na oportunidade, Wagner também reconheceu o trabalho da atual diretoria à frente do movimento, composta pelo diretor-presidente, Nailson Dalla Bernadina; o diretor de Formação de Lideranças, Gabriel Feitosa; o diretor de Gestão Pública, Fernando Saliba; o diretor de Gestão, Rimaldo de Sá; o diretor de Educação, Rodrigo Gama; o diretor de Desenvolvimento, Rodrigo Ruggiero; e o diretor de Redes, Sérgio Mileipe. “São essas pessoas que trabalham olhando para o futuro com a missão de construir um Estado diferente e fazem o Espírito Santo em Ação seguir sendo exemplo”, frisou.
ES em Ação
O Espírito Santo em Ação, também conhecido como ES em Ação, é uma instituição do terceiro setor, apartidária e transversal, que mobiliza a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.
O movimento empresarial foi criado em 2003, em meio à crise institucional e de governabilidade vivida pelo Estado. Um grupo de empresários se articulou, em conjunto com outras lideranças, para contribuir com a transformação ética, política e de gestão, com o propósito de mudar a realidade do Estado, a partir do desenvolvimento de projetos, ações e políticas públicas efetivas e baseadas em evidências. Dessa forma, o ES em Ação desenvolve projetos nos eixos de Educação, Formação de Lideranças, Desenvolvimento, Gestão Pública e Redes.