Reconhecer e valorizar o desenvolvimento da cultura de transparência e governança pública no Espírito Santo. Esse é o objetivo da Comenda Délio José Prates do Amaral da Transparência Capixaba que será entregue ao ES em Ação, primeira instituição a receber a honraria. A homenagem será realizada em cerimônia no dia 26 de junho, às 18h, no auditório do Sebrae, em Vitória.
Lançada este ano, a Comenda Délio José Prates do Amaral leva o nome de um dos fundadores da ONG e simboliza o reconhecimento da Transparência Capixaba a cidadãos, organizações e profissionais da gestão pública e privada, transparência e governança que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento da cultura de transparência e governança pública no Espírito Santo.
Na oportunidade, pelo ES em Ação, serão homenageados com a honraria o diretor-presidente, Nailson Dalla Bernardina, e o diretor de Gestão Pública, Fernando Saliba, pelo apoio prestado no monitoramento do nível de transparência dos municípios do Estado por meio do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública realizado em 2023.
A transparência das informações é fundamental, destaca Nailson, não apenas como um direito individual, mas também como um meio de garantir que a sociedade participe de maneira mais efetiva nas decisões que impactam suas vidas. “É por isso que a parceria com a Transparência Capixaba é tão importante. Graças ao trabalho incansável da diretoria de gestão pública do Espírito Santo em Ação, liderada por Fernando Saliba, temos conseguido avançar significativamente. Quando a população está bem-informada, ela pode conhecer e acessar seus direitos, expressar suas opiniões e contribuir ativamente na formulação de políticas públicas”.
Comenda
A família de Délio Prates também receberá a Comenda, que leva o seu nome, pelo reconhecimento e trabalhos realizados na fundação da Transparência Capixaba, em 2001. Além de ser um dos fundadores, Délio foi Secretário Geral da organização nos biênios 2005-2007 e 2007-2009, e atuante no combate à corrução no Estado e disseminação da cultura de transparência e defesa à democracia, base institucional da ong, como destaca a diretora da Transparência Capixaba, Adila Damiani.
“Sua contribuição para a organização nos enche de orgulho e buscamos sempre manter dentro de nossa essência seus ensinamentos. Nossos agradecimentos eternos pela sua contribuição para um Espírito Santo livre da corrupção”, destaca a diretora da Transparência Capixaba, Adila Damiani.