Cerca de 40 profissionais da segurança pública e privada do Estado conferiram a palestra sobre a atuação da Marinha com o Capitão de Mar e Guerra Marcelo Rey, Capitão dos Portos do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Capitania dos Portos, em Vitória. A palestra aconteceu no IV Encontro da Rede Capixaba de Inteligência (RCI) de 2024.
As ações sociais e humanitárias, as atividades desenvolvidas e os principais projetos foram compartilhados pelo Capitão Rey, com os participantes, que explicou a atuação da instituição no Estado. “A Marinha atua na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana e na prevenção da poluição hídrica proveniente de plataformas e embarcações”, frisou.
O trabalho de inspetoria e inspeção realizados nos Portos – de Vitória, de Ubu, de Tubarão e Praia Mole e de Barra do Riacho, ao completo portuário da Imetame em Aracruz, com previsão de início das operações para o ano que vem, e as plataformas P-57, P-58, Cidade de Anchieta e Espírito Santo, foram compartilhados pelo Capitão.
Rede Capixaba de Inteligência
A RCI é integrada por profissionais das áreas de segurança e inteligência de organizações com atuação no Espírito Santo, representando os segmentos públicos e privados. Sua missão é contribuir com conhecimento e compartilhar dados para o atendimento às demandas institucionais e empresariais, atenta ao bem-estar da sociedade.
Para isso, a instituição promove encontros presenciais de diversas modalidades (reuniões, simpósios e afins), visitas institucionais que propiciem troca de informações relevantes e produção de conteúdo intelectual condizentes com a área de segurança. Além disso, promove networking entre os principais atores e empresas/instituições da área.
O Espírito Santo em Ação exerce o papel de secretariado executivo dos eventos e apoia institucionalmente a Rede Capixaba de Inteligência desde 2007.