A cidade de Guarapari é conhecida por suas praias e considerada o principal destino turístico do Espírito Santo, principalmente dos capixabas e mineiros. Para desenvolver ainda mais o município, aproveitando suas potencialidades e, assim, gerar mais emprego e renda para a população local, o empresariado reuniu parceiros e oficializou o lançamento do movimento empresarial Guarapari em Ação (GEA), no dia 23 de novembro, no auditório Praia das Castanheiras, no Sesc de Guarapari.
A associação passa a integrar a Rede Empresarial do ES em Ação, totalizando 12 instituições. Seu surgimento é resultado do cooperativismo de 30 associados, de diversos setores empresariais da cidade, como construção civil, bares e restaurantes, hotéis e pousadas, comércio, indústria, prestação de serviços, contadores e outros.
O Guarapari em Ação (GEA) atua como catalisador de ideias, organizador de debates e condutor de projetos e ações públicas que visem o desenvolvimento sustentável do Município de Guarapari. O seu objetivo é fomentar mudanças nas relações entre o setor público e o setor privado, garantindo a transparência e a ética.
Reunir pessoas engajadas em uma causa é o caminho para um trabalho forte e em rede, e isso o GEA tem de sobra. A primeira reunião da associação, em maio deste ano, contou com 70 empresários. De lá para cá já foram 15 reuniões de trabalho, com 309 pessoas envolvidas.
O lançamento da associação contou a participação do ES em Ação, com o diretor de Redes, Sérgio Mileipe, e o diretor-presidente, Nailson Dalla Bernadina, que destacou a importância do trabalho em rede. “Guarapari é uma cidade cheia de oportunidades que será potencializada com o trabalho em rede, essencial para o desenvolvimento econômico e social da região”, disse.
Turismo e a mão de obra
No lançamento, o empresário e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Léo de Castro, trouxe dados importantes sobre os potenciais de Guarapari relacionados ao mercado de negócios e turismo.
“Guarapari já se apropriou dessa agenda de turismo que é o Espírito Santo. E quando você vai para fora do Estado, a cidade que as pessoas conhecem é Guarapari. É lógico que Guarapari precisa organizar o tema. E organizar é: trabalhar melhor a infraestrutura, debater os acessos da cidade, precisamos organizar essa parte de política pública e de ocupação adequada das praias. E Guarapari agora se lança numa agenda anual, passa a ter um turismo de montanha, a gente vai desconcentrar um pouco essa agenda só de dezembro, janeiro e fevereiro, para ter uma agenda mais espalhada no ano inteiro”, pontuou.
Para que o município se desenvolva ainda mais, é necessário investir em qualificação de mão de obra, como pontua o presidente do conselho do GEA, Rodolfo Mai. “Qualificação profissional é uma das nossas principais bandeiras. Nós temos que mapear as necessidades da cidade e onde nós conseguimos ser efetivos nas nossas ações. Estamos aqui representando vários setores empresariais da sociedade. Vai ser um trabalho forte do Guarapari Em Ação, a gente vai buscar os parceiros, como Sesi e Senai”.
A Associação
A missão do GEA é justamente mobilizar a classe empresarial de Guarapari para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa, reforçou o presidente do GEA, Durval Vieira de Freitas.
“Queremos fazer o melhor para o desenvolvimento sustentável e a melhoria para a qualidade de vida. E a nossa pressa é de chegar, mas chegar com qualidade. Nós vamos trabalhar dois focos, ambiente de negócios para gerar empregos e o outro é capacitar a mão de obra”, disse.
Lideranças como o subsecretário de Turismo no ES, Gedson Merizio, do secretário de Turismo de Guarapari Edgar Behle, do representante da Fecomércio-ES, José Antônio Bof Buffon, e demais lideranças locais e regionais prestigiaram o evento.
O que é o GEA?
O Guarapari em Ação (GEA) é um movimento empresarial que tem por objetivo fomentar mudanças nas relações entre o setor público e o setor privado, garantindo a transparência e a ética.
O Guarapari em Ação busca incentivar e implementar ações práticas para assegurar a continuidade de projetos públicos que, por vezes, não recebem prioridade devido às mudanças de governo. Além disso, o movimento visa melhorar indicadores e resultados relacionados à educação, defesa do meio ambiente, sustentabilidade, turismo e qualidade de vida em Guarapari.
Sua atuação é por meio do engajamento voluntário de empresários e executivos da iniciativa privada, concentrando esforços em áreas cruciais para a qualidade de vida na cidade. Estabelecido oficialmente em 10 de julho de 2023, a associação conta com membros de diversos setores econômicos, consolidando seu caráter abrangente e fortalecendo a sustentabilidade da entidade. Esses membros dedicam tempo e recursos para o desenvolvimento de estratégias e ações em prol do bem-estar da comunidade.
Rede Empresarial
A Rede Empresarial do ES em Ação, com o Guarapari em Ação (GEA), é formado por 12 instituições responsáveis por coordenar e mediar as atividades. Os grupos buscam articular ações voltadas para o fortalecimento dos municípios, debatendo questões econômicas e sociais do Estado. Ao todo, são 622 associados, que atuam nas ações promovidas pela Rede Empresarial, e 268 empresas mantenedoras.
As associações da Rede desempenham papéis fundamentais no diálogo com os municípios e regiões em que estão presentes. Elas são peças para traçar ações estratégicas em prol do desenvolvimento sustentável e econômico da sociedade capixaba, principalmente das suas respectivas regiões.
Fotos: Renan Alves/GEA
Texto: Rosimara Marinho (comunicação GEA), e Fernanda Gomes (comunicação ES em Ação)



