ES em Ação e FEF firmam parcerias durante encontro com lideranças

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Durante o “Encontro do ES em Ação”, promovido pelo movimento empresarial nesta quarta-feira (15) com mais de 120 lideranças capixabas, entre empresários, mantenedores e lideranças políticas, foram firmadas parcerias com instituições. A primeira foi a do Fórum de Entidades e Federações (FEF) com três secretarias de Estado: a Secretaria de Desenvolvimento (SEDES), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG).

O FEF tem o objetivo de criar agendas e planos de ação prioritários de curto e médio prazo, alinhados ao Planejamento Estratégico do Governo do Estado para as Secretarias. O FEF é formado pelo ES em Ação, Federação da Agricultura e Pecuária (Faes), Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Federação das Indústrias (Findes) e Federação dos Transportes (Fetransportes).

“Com as secretarias é um trabalho de priorização e plano de trabalho para algumas verticais que estão sendo dialogados com secretários e sub-secretários. Um pedido feito pelo governador e, também, hoje junto ao FEF. Tudo isso é importante porque falamos do mundo em transformação e que precisa de liderança. E é um reconhecimento público da forma como podemos ver a forma que foi desafiador traçar cenários incertos, por exemplo na pandemia. Então, precisamos lideranças e bons gestores com equilíbrio nesse processo”, disse o diretor-presidente do ES em Ação e coordenador do FEF, Nailson Dalla Bernadina.

Abaixo, confira o apoio e desenvolvimento com cada secretaria.

SEDES: estruturar uma agenda de trabalho de curto e médio prazo e Planos de Ação para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo.

SEAMA: Estabelecer diálogos, parceria e ações que estejam de acordo com a premissa internacional do desenvolvimento sustentável, por meio de um escuta qualificada de técnicos, stakeholders, ativistas, empresários, entre outros.

SEAG: Atualizar e desdobrar o PEDEAG 3 e realizar o Planejamento da pauta estratégica para o fortalecimento do agronegócio no Espírito Santo.

Diretores do ES em Ação e integrantes da Transparência Capixaba, além do secretário Edmar Camata

Transparência Capixaba

Outra parceria firmada no evento foi a Cooperação a Transparência Capixaba, uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas.

A cooperação apoia na realização do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023. O ranking avalia todos os municípios capixabas a partir da metodologia da Transparência Internacional, promovendo boa governança, transparência e participação social como mecanismos essenciais da integridade estatal.

A data prevista para realização do ranking é de julho a outubro de 2023.