Encontro do ES em Ação reúne 120 lideranças

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ES em Ação reuniu 120 lideranças empresariais e políticas no evento “Encontro do ES em Ação”, na manhã desta quarta-feira (15). Entre os convidados, o governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço. O evento teve como objetivo debater as prioridades para a educação e desenvolvimento do Espírito Santo.

O encontro, que ocorreu no Hotel Comfort Suítes, em Vitória, contou com a participação de representantes do ES em Ação: diretores, conselheiros, mantenedores, rede empresarial e convidados.

Durante o discurso de abertura, o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dala Bernadina destacou a importância das lideranças e instituições compreenderem as mudanças do mercado, como por exemplo os avanços na inovação; as iniciativas ESG (Governança ambiental, social e corporativa); e as transformações que acontecem na sociedade, hoje cada vez mais conectada.

Diretor-presidente do ES em Ação

Além disso, ele reforçou os eixos prioritários do ES em Ação, que busca sempre mobilizar a classe empresarial e a gestão pública, por meio do diálogo, para fortalecer um ambiente de negócios sólido e sustentável para os capixabas. Bernadina destacou a educação de qualidade como tema prioritário do movimento empresarial para o desenvolvimento do estado.

O diretor-presidente do ES em Ação acrescentou que na atual gestão do movimento empresarial, as equipes estarão ainda focadas em construir um diálogo direto com o Governo do Estado, com a Rede Empresarial e com as federações da agricultura, comércio, indústria e transportes, que compôem o Fórum de Entidades e Federações, para uma construção contínua, pautada em evidências e resultados das ações em prol do Espírito Santo.

“O Espírito Santo tem vários arranjos produtivos que sustentaram o nosso desenvolvimento ao longo do tempo. São extremamente importantes para a economia capixaba, mas cabe, talvez, o momento reflexões. Isso está sendo posto por alguns autores presentes no evento sobre a importância da transformação da indústria do Espírito Santo. Porém, refletir como nós, sociedade, podemos fazer isso junto ao governo”, disse o diretor-presidente do ES em Ação

O evento teve como debate agendas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, como gestão pública, capacitação de lideranças e redes, mas em destaque para a educação com o painel “Prioridades da Educação Capixaba”.

Painel

Prioridades da Educação Capixaba

Durante o “Encontro do ES em Ação”, aconteceu o painel “Prioridades da Educação Capixaba”, que contou com a participação dos painelistas ‐ Vitor de Angelo, secretário Estadual da Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação; Luiz Wagner Chieppe, também presidente do Conselho Deliberativo do ES em Ação e Luciano Gollner, superintendente do ES em Ação.

Muitos dados relevantes foram trazidos para o debate sobre o atual cenário da educação capixaba, como o Espírito Santo ser referência na educação do tempo integral, além dos desafios como o impacto da Covid-19, buscando aprofundar os próximos passos do governo para educação do Estado.

“Olhando para um horizonte a longo prazo, o nosso esforço é aprofundar o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo. Mas, existe um regime colaboração que é o Paes, que cumpre o papel ético, institucional, social e pedagógico. O nosso objetivo tem que ser que todas as crianças sejam fluentes em leitura na idade certa”, disse o Vitor de Angelo, secretário de Educação.

Vitor de Angelo – Secretário de Educação

Outro ponto abordado no painel, foi o apoio a iniciativas para a universalização do Ensino Médio. O ES em Ação se colocou à disposição para a construção do plano para proporcionar que todos os alunos de ensino médio estejam em escolas de tempo integral no Estado.

“Acho que temos uma vantagem, nesse momento, que é um alinhamento dessas pautas com as pautas do Ministério da Educação. Podemos trazer o exemplo do Ceará, que tem investido na educação em tempo integral junto com Pernambuco. Nós podemos nos somar a um esforço coordenativo do MEC. Quando chegamos ao governo, em 2019, tínhamos 32 escolas em tempo integral e nós criamos mais 100 escolas, em quatro anos (de 2019 a 2022). E para esse ano, vamos criar mais 24 escolas. A gente sabe que essa escola ensina mais, por ter uma metodologia diferenciada. Hoje, já alcançamos a meta de universalizar no nível dos municípios. Hoje cada município do Estado tem uma escola municipal em tempo integral”, destacou o secretário estadual.

Desafios e oportunidades do desenvolvimento

O segundo painel do Encontro, “Desafios e Oportunidades do Desenvolvimento”, contou com a participação de Ricardo Ferraço, vice‐governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo e Nailson Dalla Bernadina, diretor-presidente do ES em Ação e coordenador do Fórum de Entidades e Federações (FEF).

Ferraço explicou que o Espírito Santo conseguiu construir uma sinergia entre o setor público, a iniciativa privado, o setor produtivo e a sociedade capixaba. E segundo ele, hoje é possível construir e consolidar uma base para a abertura de novos planos e ações para o desenvolvimento do Estado.

Vice-governador, Ricardo Ferraço

Durante o painel, o vice-governador apresentou ações focadas para temas importantes, como a Indústria 4.0, consolidando a plataforma logística e um ecossistema de inovação; transformação digital, cidades inteligentes, além pautas que já estão em desenvolvimento no governo atual. Além disso, ele abordou os desafios futuros para o desenvolvimento econômico capixaba.  

“Nós últimos anos houve um esforço e trabalho intenso para atração de empresas para o Estado. Esse esforço precisa intensificado e precisa ser um esforço coletivo para que a gente possa estar preparado para o futuro. Temos um desafio pela frente que é ampliar e intensificar a diversificação, buscando integrar o Espírito Santo nesse novo momento econômico e apostando numa geração de mais valor agregado e mais diversificação” defendeu o vice-governador, Ricardo Ferraço.

O governador Renato Casagrande falou no encerramento do evento, agradecendo o papel desempenhado pelo Espírito Santo em Ação nos últimos 20 anos e destacando os desafios que virão nos próximos anos.

“O que vai continuar nos salvando é a qualidade da educação. Não é educação só das nossas disciplinas, mas que nossas escolas possam formar pessoas interessadas em suas comunidades, na sociedade em que vive. Esse é o caminho. Então, obrigado ao movimento empresarial que entende, desde sua origem, e que tem a educação como tema prioritário, pois é isso que vai continuar nos dando a energia para enfrentarmos um mundo tão complexo, difícil e diferente”, concluiu o governador do ES, Renato Casagrande.

Ao final do encontro, as lideranças participaram de um almoço de confraternização.

Veja fotos do Encontro do ES em Ação: