Alunos são acolhidos no tempo integral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As escolas em tempo integral dos municípios de Vila Velha, Serra, Aracruz, Linhares e Cariacica participaram da Semana do Acolhimento, realizada no início do ano para apresentar aos estudantes as Bases do Projeto Escolar e de que maneira essa nova estrutura se colocará à disposição da construção de seus Projetos de Vida/Sonhos. A metodologia de ensino de tempo integral é desenvolvida com o suporte do ES em Ação em escolas de municípios capixabas.

“O acolhimento é o marco zero do programa. Ele é a porta de entrada, tem que ser a primeira ação de recebimento desse estudante para as ações na escola. É uma programação específica e os professores levam esse estudante a entender que a escola integral é diferente. Assim, eles já começam os primeiros movimentos a convidar os estudantes a sonhar”, disse a supervisora do Programa Tempo Integral do ES em Ação, Ayone Sossai.

Segundo ela, é uma programação que acontece em todas as salas de aula, no primeiro dia letivo. “É uma programação voltada a iniciar as atividades, tem apresentação da equipe da escola. É feito um movimento alegre, começa com uma roda de conversa, tem piquenique. Depois, tem o primeiro movimento do almoço com os estudantes, além de recreio e brincadeiras. Também é feito uma construção do varal dos sonhos e da cápsula do tempo”, explicou Sossai.

Rotina

O acolhimento deve ser mantido na rotina da Escola:

• Deve ser entendido como algo muito além do ato de receber os estudantes na porta de entrada da escola;

• É realizado de forma planejada, intencional e fundamentado nos princípios da Pedagogia da Presença;

• Na rotina escolar, é assegurado 20 minutos, para o acolhimento diário dos estudantes de forma coletiva.