Como funciona a Escola em Tempo Integral?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Programa Escola em Tempo Integral consiste na criação de escolas da rede pública com propostas pedagógicas que proporcionam oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiar estudantes e profissionais da educação no planejamento e execução do projeto de vida. Este ano, o ES em Ação está dando suporte ao modelo de tempo integral em escolas de seis municípios do Estado – Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Serra, Vila Velha e Cariacica.

“As escolas em tempo integral funcionam em turno único. A carga horária do estudante é de 9 horas.  Porém, fica a cargo de cada município definir o melhor horário para iniciar as aulas, de acordo com a demanda da comunidade”, explica a coordenadora de Educação do ES em Ação, Polliana Aroeira.

Modelo Pedagógico com os estudantes

O estudante possui uma rotina no tempo integral com atividades focadas no desenvolvimento de seu projeto de vida, além de receber todo o suporte e cuidados da escola.

O modelo de referência para a Escola em Tempo Integral no Espírito Santo, é o modelo pedagógico desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE), com inovações que proporcionam a consolidação de um novo olhar para a educação, pautada em seus três eixos: a formação acadêmica de excelência; a formação para a vida; e o desenvolvimento das competências do século XXI.

Além das disciplinas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), há a parte diversificada, em que crianças e adolescentes têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Os estudantes têm ainda ofertas de matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com o objetivo de vida de cada estudante.

“O estudante tem na escola as aulas com conteúdos da BNCC, das disciplinas do currículo como português, matemática, história. E, também, disciplinas que focam no protagonismo e no projeto de vida dele. Aulas de estudo orientado, com práticas e vivências educativas. Eles são bem acompanhados desde que chegam na escola, tem as refeições na escola em tempo integral de café, lanches e almoço. Participam de turma do acolhimento, roda de conversa”, acrescenta a coordenadora de Educação do ES em Ação, Polliana Aroeira.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida consiste na elaboração de metas acadêmicas e de âmbito pessoal de cada estudante. Nesse processo, o estudante deve planejar e optar pelas disciplinas que fazem sentido para a realização do seu projeto de vida.

Cada um elabora seu próprio projeto e é estimulado a refletir sobre como as escolhas e decisões implicarão na vida presente e futura. Ao longo do tempo, o projeto de vida vai sendo revisado com o apoio de um professor orientador, que vai ter como tarefa ajudar o aprimoramento constante do estudante.

Formação Inicial

Com a finalidade de agregar conhecimento capaz de gerar transformação e ampliar os resultados em todo o contexto escolar, profissionais da educação são apresentados as Bases do Modelo Pedagógico e de Gestão, Metodologias de Êxito e o Plano de Ação da Secretaria para as Equipes Escolares.

“As aulas só iniciam depois que toda equipe das escolas passa pela Formação Inicial, que é ministrada pela equipe do ES em Ação”, afirma Aroeira.

A Formação Inicial das Equipes Escolares é ministrada para às escolas que adotaram o modelo de educação em tempo integral, sendo um passo importante para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade no município.

O propósito do ES em Ação na área de Educação tem a seguinte meta: Toda criança e jovem de 4 a 17
anos na escola. Toda criança plenamente alfabetizada até os 7 anos. Todo aluno com aprendizado adequado a sua etapa escolar. Todo aluno com o ensino médio concluído até os 19 anos.