Livro de capixaba auxilia método do tempo integral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O empresário, escritor e palestrante Gilber Machado foi o convidado da programação do 2º Workshop das Equipes de Implantação, realizado pelo ES em Ação, no dia 29 de novembro, com as Equipes de Aracruz, Cachoeiro, Cariacica, Linhares, Serra e Vila Velha. Ele falou sobre “Projeto de Vida e Socioemocional na Escola”, utilizando como base o seu livro “Narrativa de Vida”, metodologia que trabalha o foco principal do Projeto de Vida na escola: a identidade protagonista, usada também no ensino de tempo integral.

A Narrativa de Vida é um relato sobre a vida de uma pessoa e a história destaca acontecimentos, ideias, sentimentos ou informações que ajudam a caracterizar quem é e como vive esse protagonista. Ela pode ser desenvolvida a partir de um relato oral ou escrito, sequência de imagens, áudios ou vídeos.

Já a metodologia de Projeto de Vida é sobre transformar autoconhecimento, regulação emocional e planos para o futuro em uma rica história que conecta passado, presente e futuro do adolescente. Ou seja, a Narrativa de Vida como metodologia de Projeto de Vida oferece uma jornada de autoconhecimento em busca do “Quem eu sou?”, “Quem eu quero Ser?” e “Qual é o meu papel no mundo?”.

“O livro conta um pouco do que o Gilber desenhou em projeto e acredita para a educação à luz do Projeto de Vida, e de potencializar quem é o estudante, e como nós, educadores, podemos também potencializar e ajudar esse estudante a alcançar o seu sonho. Todo esse conhecimento é baseado e está presente em toda estrutura do tempo integral”, disse a supervisora Técnica do Programa Tempo Integral do ES em Ação, Ayone Sossai.

A Educação Socioemocional é uma abordagem pedagógica capaz de avaliar e desenvolver as competências sociais e emocionais dos estudantes, incluindo formação de professores, plano de aula personalizado, assessoria pedagógica e recursos didáticos inovadores.

Livro

O adolescente é estimulado a enfrentar desafios reais em prol de um bem comum, atuando de forma propositiva, colaborativa e ética. Ele aprende a transformar suas experiências, conhecimentos e reflexões em uma rica história de vida que conecta passado, presente e futuro.

“Todos nós somos uma história que conecta o nosso passado, o nosso presente e que conecta o nosso futuro”, disse o escritor Gilber Machado.

O livro permite descobrir como a escola e as famílias podem tornar o Projeto de Vida uma atividade envolvente e inspiradora.

“O livro nasce a partir de uma demanda que aconteceu durante a pandemia. Eu lidero um processo de criação e desenvolvimento de recursos pedagógicos com os temas de educação socioemocional e projeto de vida. Durante a pandemia, fomos demandados, de forma ampla, para tratar os diversos temas que nossos produtos educacionais tratam. Foi uma demanda que surgiu da sociedade, então de uma demanda latente, e aí nasceu o livro. Eu queria assumir o papel de ser um porta-voz. Construímos um livro que pudesse chegar aos pais dos adolescentes, com o objetivo de sensibilizar os adultos sobre um tema de como organizar metodologicamente e como tratar sobre o Projeto de Vida com os adolescentes. Se você quer trabalhar com os adolescentes, precisamos falar com os adultos, pois eles são parâmetro e referência para os mais novos”, afirmou o escritor.

De acordo com Machado, por meio de pesquisa e desenvolvimento de estudos é possível criar ferramentas valorosas, articulando com professores, escolas e famílias para promover uma educação de qualidade.

Gilber Machado

É empresário, escritor, palestrante e pai do Gabriel. Foi eleito um dos empreendedores mais inovadores da América Latina na área de tecnologia educacional. Durante a adolescência e a juventude, atuou de forma destacada em programas de protagonismo e liderança juvenil envolvendo a criação de clubes de serviço e projetos de voluntariado. É mestre em Computação, e fez carreira como empresário na área de inovação e marketing. Atualmente, é cofundador e CEO da KUAU, startup especializada em desenvolvimento humano na escola.