Fórum Liberdade: Luiz Wagner Chieppe é homenageado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O presidente do Conselho Deliberativo do ES em Ação, o empresário Luiz Wagner Chieppe, foi o homenageado com o Prêmio Liberdade na décima edição do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória, organizado pelo Instituto Líderes do Amanhã.

O Fórum reuniu grandes lideranças empresariais, autoridades políticas, associados dos institutos de formação, palestrantes e muitos participantes durante os dois dias de evento, que teve como objetivo fomentar a discussão e apontar alternativas viáveis para equacionar os problemas brasileiros, além de debater temas polêmicos e inovadores, convidando a sociedade a participar ativamente das discussões que fazem parte do ciclo de formação dos associados do Instituto.

O Prêmio Liberdade é uma honraria concedida anualmente, pelos associados do Líderes do Amanhã, a uma personalidade que tenha contribuído de forma relevante para propagação e aplicação das ideias de uma sociedade livre. Deste modo, o escolhido para receber o Prêmio em 2022 foi o empresário Luiz Wagner Chieppe.

Chieppe presidiu o ES em Ação, a Fetransportes e o Transcares (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Espírito Santo). Como diretor-presidente do movimento empresarial, participou da construção do Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo 2030, extensão do ES 2025, lançado em 2010 e que define estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do Estado a longo prazo. E sempre foi um defensor da educação como prioridade para o ES.

Ele também integrou o grupo que estava à frente da criação do Instituto Líderes do Amanhã, que tem como foco a formação de futuras lideranças. Sendo o fundador e primeiro presidente do Instituto.

Homenagem

“O Prêmio Liberdade é a nossa grande entrega do ano. O Chieppe foi o fundador e primeiro presidente do Líderes, foi o responsável por trazer o Instituto para o Espírito Santo. Nada mais justo que no décimo Fórum, uma data tão especial, a gente traga quem deu o pontapé para começar todo esse projeto. Ele é um grande defensor da liberdade, uma pessoa que quer sempre desenvolver as lideranças empresariais no Estado”, disse o associado honorário e diretor Administrativo-Financeiro do Líderes, Caio Ferolla.

Início do Instituto

Anos atrás, em visita a Gramado, enquanto presidia o movimento empresarial ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe conheceu uma jovem associada ao Instituto de Estudos Empresariais (IEE) de Porto Alegre.

Premiação

O Instituto de Estudos Empresariais é uma associação civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre no ano de 1984 pelo empresário William Ling. O IEE tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa. Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados, para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação, para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.

Convidando a jovem e representantes do IEE para visitarem o Espírito Santo, Chieppe iniciou a parceria para que pudessem montar um modelo semelhante ao IEE no estado capixaba. A partir disso, o empresário capitaneou a iniciativa que viria a ser conhecida como Instituto Líderes do Amanhã.

A iniciativa deu tão certo, que o Instituto Líderes do Amanhã, mais de 10 anos após sua criação, é referência na formação, no desenvolvimento e na capacitação de jovens lideranças empresariais com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios capixaba.

“Hoje, o evento do Fórum é fruto da formação dos associados, surpreendendo e superando todas as expectativas. Não tínhamos a dimensão que chegaria aonde chegaram. Foi um evento que começou pequeno e tímido, e que hoje é uma referência nacional. O Instituto Líderes do Amanhã é uma referência em formação de líderes, com o propósito de formar novas lideranças para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, acrescentou o presidente do Conselho Deliberativo do ES em Ação, o empresário Luiz Wagner Chieppe.

Atualmente, o Líderes do Amanhã conta com mais de 150 associados ativos, mais de 500 textos produzidos por ano e mais de 200 publicações em veículos nacionais.  

Diretoria do Instituto Líderes do Amanhã, ES em Ação e o homenageado Luiz Wagner Chieppe

“São pessoas que começam a enxergar fora da ‘caixa’ e do ambiente empresarial que estão acostumados. Eles começam a enxergar sendo muito mais que uma liderança empresarial, a olhar todo o contexto e a questão socioeconômica do ambiente, município e estado em que estão”, disse Chieppe.

Até hoje o empresário mantém uma forte relação com os associados do Líderes, acompanhando e apoiando as iniciativas das novas jovens lideranças que estão surgindo. Um movimento que cada vez mais se expande em todo território capixaba, formando e capacitando jovens que possam ser referências de lideranças empresariais, contribuindo para um desenvolvimento sustentável, econômico e social do Espírito Santo.