ES: pequeno em tamanho, imenso em oportunidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O diretor de Formação de Lideranças do ES em Ação, Gabriel Feitosa, trouxe para debate as perspectivas econômicas, de competitividade e as oportunidades de investimentos para o Estado, na palestra “Economia e Investimentos: Perspectivas para Espírito Santo”. Ele foi o convidado da reunião mensal da Rede Empresarial, que ocorreu na última terça-feira (13), em Colatina.

Feitosa com o presidente da Assedic, Dionísio Júnior

Com o apoio da Associação Empresarial de Colatina e Região (Assedic), a Rede Empresarial realizou a sua reunião mensal em modelo itinerante. A proposta é que cada mês a reunião aconteça em uma associação da Rede.

Segundo Feitosa, foi possível conversar com os associados sobre o panorama das vantagens competitivas no Estado, que hoje é um dos melhores lugares para se investir no Brasil.

O palestrante destacou o importante papel que as associações empresariais possuem, pois elas representam o poder econômico e, com isso, como as regiões podem alcançar o sucesso. “Por que as nações têm sucesso? Por meio das instituições inclusivas, fragmentação do poder e vigilância mútua”, disse Feitosa.

Dados do Estado

O diretor de Formação do movimento empresarial apresentou dados importantes para que a classe empresarial pudesse entender e trabalhar na potencialidade dos seus negócios em Colatina e Região, visando atrair novos investimentos.

Por exemplo, no ambiente de negócios, o Espírito Santo é o único estado a receber nota A durante 10 anos seguidos, desde a criação do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais (CAPAG 2021), da Secretaria do Tesouro Nacional. Também é o terceiro estado em liberdade econômica, segundo o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica/Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual 2020.

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

Também houve outros destaques para os eixos de Capital Humano, Qualidade de Vida, Vocação Logística e Oportunidades para o Espírito Santo.

“As perspectivas e os dados apresentados pelo Gabriel foram muito bons. Ele soube vender o Estado, principalmente quando atuou na Secretaria de Atração de Investimentos. Gabriel e sua equipe desenvolveram um modelo muito bom, conseguindo atrair investimento para o Espírito Santo. Eles deixaram o modelo pronto, agora é apurar e otimizá-lo para podermos dar seguimento”, acrescentou um dos associados e presidente do Líderes do Futuro, Estevão Foletto.

Protagonismo das Associações

A cada mês, a reunião da Rede Empresarial acontecerá em uma cidade, permitindo que as associações ligadas à Rede Empresarial assumam o protagonismo em apoiar e desenvolver as ações da reunião, em parceria com o ES em Ação. As reuniões têm como público-alvo a Rede Empresarial, que é formada por diretores, presidentes, associados e mantenedores. O próximo evento vai acontecer no dia 26 de setembro e vai ser na Associação Empresarial do Litoral Norte do ES (Assenor), em São Mateus. Em breve serão divulgadas mais informações.

Representantes do ES em Ação, da Assedic e do Instituto de Formação