Transformação digital do serviço público é destaque em evento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“O ES em Ação está cumprindo a sua missão de fazer articulações positivas com atores que têm conhecimento do conteúdo do que é a transformação digital, que conhecem cases com evidências relevantes. Nós estamos fazendo um diálogo aberto e direto com os municípios, para que isso possa acelerar as boas práticas de transformação digital e também possa chegar ao cidadão que utiliza os serviços públicos”, afirmou o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernardina, nesta quarta-feira (31), no evento “Transformação Digital nos Municípios do ES”.

O evento promovido pelo ES em Ação reuniu gestores municipais e interessados no assunto e destacou a iniciativa do movimento empresarial para potencializar os projetos de transformação digital na administração pública, que já vem sendo feita nos municípios capixabas.

“O mundo está cada vez mais digital e é fundamental o desenvolvimento de iniciativas orientadas para o usuário por meio da tecnologia. O ES em Ação, desde 2019, mantém uma agenda ativa sobre o assunto visando alavancar a Transformação Digital no setor público do Espírito Santo”, acrescentou o diretor de Gestão Pública do movimento empresarial, Fernando Peixoto Saliba, destacando a importância do tema para a gestão pública moderna.

Para o associado e membro do Comitê de Gestão do ES em Ação, Orlando Bolsanelo Caliman,debater o tema da transformação digital, principalmente nos governos, tem uma relevância ímpar nos dias atuais, inclusive acelerada por causa da pandemia.

“O cidadão quando tem acesso a serviços, por exemplo, privado e de qualidade, sem atrito e sem muito problema, começa a pensar o porquê o poder público não consegue fazer isso também. Se o poder público não acordar para as mudanças, e não acelerar o processo de transformação digital dos seus serviços com foco no usuário, o cidadão. É bem provável que alguém do setor privado vai ocupar esse espaço. Por isso, o próprio governo precisa estar conectado e próximo do cidadão, é muito importante para poder oferecer um serviço de qualidade”, afirmou Caliman, que também foi o mediador do painel “Desafios da Transformação Digital Municipal”.

O ES em Ação promoveu o debate por se tratar de um contexto relevante para o atual momento: a transformação digital na administração pública para facilitar os serviços fornecidos à população.

O evento “Transformação Digital nos Municípios do ES” contou a participação virtual do atual presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Victor Coelho. Além de representantes das entidades mantenedoras, comitês e gestores públicos.

Painelistas reunidos com o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernardina e integrantes do movimento empresarial

Painel

O encontro, que foi promovido pelo ES em Ação em parceria com a Amunes e Sicoob, contou com a participação de três painelistas: o diretor de Relacionamento e Expansão da Gove, Breno Coelho; o especialista principal em Modernização do Estado do BID, Mariano Lafluente e do gerente Rede Gov.Br no Ministério da Economia, Regis Oliveira. Os três participaram do painel “Desafios da Transformação Digital Municipal”.

Parcerias com foco na transformação digital

No primeiro semestre deste ano, o ES em Ação apoiou à Gove na mobilização e divulgação da pesquisa Diagnóstica da Transformação Digital Municipal, tendo 23 municípios capixabas participando desse diagnóstico. Na ocasião, os resultados da pesquisa foram apresentados pelo representante da Gove, o diretor de Relacionamento e Expansão da Gove, Breno Coelho.

O ES em Ação também realizou articulações e apoiou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na implantação, em Vitória, de um piloto de ferramenta de autodiagnóstico e pré-estruturação de projetos, para avaliar o grau de maturidade digital de municípios brasileiros e propor possíveis investimentos prioritários na agenda de transformação digital.

Os painelistas Mariano Lafuente e Regis Borges de Oliveira, abordaram sobre o uso da plataforma Rede Gov.Br para Municípios.

Pesquisa da Gove 

O ES em Ação tem como meta fomentar a transformação digital na administração pública para facilitar os serviços fornecidos à população. Uma das iniciativas nesta direção foi a parceria com a Gove Digital para revelar o grau de maturidade em transformação digital de 23 municípios do Espírito Santo, que aderiram à pesquisa da Gove.

Durante o evento de Transformação Digital, os resultados do diagnóstico foram apresentados aos gestores municipais. A pesquisa teve como proposta fazer um levantamento para identificar qual é a real situação de cada município sobre os serviços digitais prestados à população. O diagnóstico é feito com base em seis pilares de avaliação: Capacidade Institucional; Dados; Foco no Usuário; Pessoas e Competências; Infraestrutura e Serviços Digitais.