Cariacica apresenta escola de modelo cívico militar com educação integral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o intuito de conhecer a unidade de educação em tempo integral no município de Cariacica, a equipe de educação do ES em Ação fez uma visita à Escola em Tempo Integral Cívico Militar EMEF CEL PM Orlady Rocha Filho, na última terça-feira (30). 

A escola adota o modelo militar em consonância com as bases conceituais e metodológicas do modelo da “Escola da Escolha”. Esse modelo em turno único, traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o estudante a ser protagonista e a construir seu Sonho/Projeto de Vida.

Representantes do ES em Ação, AEC, escola e parceiros

O trabalho é uma parceria do movimento empresarial com a Secretaria Municipal de Educação, Associação Empresarial de Cariacica (AEC) e com apoio dos financiadores Sicoob, Águia Branca e Vale.

“A visita técnica é fundamental para aqueles que participam do projeto, principalmente para a comunidade, pois ela precisa se envolver e conhecê-lo. E o fortalecimento desse trabalho é importante para multiplicar esse modelo educacional, reforçando o papel e o que está sendo produzido com as escolas em tempo integral. É importante que o meio empresarial e a sociedade se envolvam nesse projeto”, disse o presidente da AEC, Alexandre Schubert.

Na ocasião, estiveram presentes as consultoras do ES em Ação, Polliana Aroeira e Ayone Sossai; o presidente da AEC, Alexandre Schubert; do secretário de Educação de Cariacica, José Roberto e do diretor da Escola, Roberto Lavieri Mendes, além de representantes das entidades parceiras.

Segundo o secretário de Educação de Cariacica, José Roberto, a escola é um projeto que iniciou há cerca de cinco meses e surgiu de um sonho coletivo, tanto da AEC e do ES em Ação quanto da Prefeitura de Cariacica. Ele ressaltou que é um modelo diferenciado, trazendo a metodologia da educação em tempo integral com o modelo militar.

Escola

Cerca de 330 estudantes participam da EMEF CEL PM Orlady Rocha Filho. A Escola realiza acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; disciplinas Eletivas; Tecnologia de Gestão Educacional; Tutoria; aulas de Projeto de Vida; aulas de Práticas e Vivências em Protagonismo; aula de Estudo Orientado; Práticas Experimentais em Matemática e Ciências, além de Cidadania e Ética. Ao todo são 11 turmas do 6º ao 9º ano.

“É fundamental para gente mostrar que o trabalho e a parceria funcionam. Precisamos quebrar esse paradigma que a escola cívico militar são escolas opressoras. É pelo o contrário, as pessoas visitam e veem que é uma escola de excelência, em que os alunos sonham com o futuro”, finalizou o diretor da Escola, Roberto Lavieri Mendes, que agradeceu e destacou o apoio das parcerias do movimento empresarial, da associação e da prefeitura.