Inscrições abertas para programa de formação para jovens talentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Oportunidade para jovens recém-formados de todo o país. Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil, que conta com o apoio do ES em Ação. O Programa tem o objetivo de buscar jovens talentos de diversas carreiras que queiram trabalhar com propósito e direcionar seus talentos e esforços para os problemas mais complexos do país.

Na 7ª edição do programa, as vagas dos pré-selecionados são direcionadas a jovens que tenham se formado entre dezembro de 2013 e janeiro de 2023 em cursos de licenciatura e bacharelado. O processo seletivo é composto de cinco fases 100% online. Os interessados podem se inscrever pelo site: http://bit.ly/imprensaebps22

No Ensina, o candidato é remunerado para ser capacitado em uma formação de liderança impactante. Além disso, passa por oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional; fará parte de uma das maiores redes globais de lideranças que compartilha valores em comum e que já está fazendo a diferença em 61 países.

Pré-requisitos para participar do Programa?

Malas prontas para morar em outros estados por dois anos;

Ter bacharelado ou licenciatura concluídos entre dezembro de 2013 e janeiro de 2023;

Ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a);

Disponibilidade para participar do intensivão (formação inicial).

O programa oferece extenso e robusto cronograma de formação para os “Ensinas” – como os participantes são chamados – desenvolverem as competências necessárias para multiplicarem seu impacto e se desenvolverem como futuras lideranças. Além disso, atuarão por dois anos em escolas públicas brasileiras, o que traz uma bagagem transformadora aos participantes, que levam essa experiência para suas vidas e suas carreiras.

Sobre o Programa

Desde a primeira turma em 2017, mais de 600 jovens se formaram ou estão cursando o programa, que já teve mais de 68 mil inscritos desde a primeira edição.

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil faz parte do movimento Teach For All, que está presente em 61 países. A Organização tem o propósito de desenvolver jovens talentos para atuarem como líderes de impacto e capazes de resolver problemas complexos, como por exemplo, a falta de uma educação pública de qualidade para todos.

“Nosso programa atrai jovens que poderiam fazer qualquer coisa da vida, mas escolhem colocar a mão na massa para trabalhar por um propósito: melhorar a educação no país. Acreditamos no poder coletivo das pessoas e no esforço compartilhado para que todos tenham uma educação de qualidade”, afirma a diretora-presidente e cofundadora do Ensina Brasil, Erica Butow.

O Ensina Brasil tem capacitado cada vez mais jovens para solucionarem complexidades no sistema de educação brasileiro.

“Eu tinha muito claro na minha cabeça que eu queria ser importante. Mas não fazia ideia de como fazer isso! Aos poucos, vi que ser ensina era a chance que eu tinha de fazer algo importante com pessoas que pensavam da mesma forma. As habilidades adquiridas com a experiência de ser professor são transferíveis para muitas – se não todas – as profissões. E o impacto na vida real também foi transformador. Eu entrei no Ensina querendo transformar o mundo, querendo impactar os jovens na escola e, na verdade, eu também aprendi muito com eles”, afirmou Thomaz Albuquerque, formado em Administração de Empresas pela UFPE e Community Manager na Resilia Educação.

Após o processo de seleção, os pretendentes passam por quatro semanas de treinamentos diversos e, depois desse período, são encaminhados para mais de 120 escolas localizadas em diversas cidades do país, onde o Ensina Brasil tem parceria com governos estaduais e municipais.

Ao todo, são mais de 930 horas de formação, durante os dois anos, visando desenvolver competências como, por exemplo, resolução de problemas, criatividade e inovação, autoconhecimento, trabalho em rede e colaboração. São disponibilizadas diversas atividades como trilhas de formação, programa de mentoria, tutoria pedagógica, conversa com lideranças, plano de desenvolvimento individual (PDI), entre outros momentos presenciais ou virtuais.

Ensina Brasil

O Ensina Brasil é uma a organização responsável por apoiar as redes públicas de educação parceiras na implementação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças para a Educação. É uma organização sem fins lucrativos (OSCIP – Organização da sociedade civil de interesse público) que visa mobilizar mais talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, começando pela sala de aula. As parcerias são estabelecidas sem qualquer custo para o município.

O ES em Ação é um articulador e apoiador na divulgação das ações do Ensina Brasil em prol da educação no estado do Espírito Santo.