Diretrizes 2022: GT se reúne para debater agenda prioritária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ES em Ação mobilizou um grupo de trabalho (GT) que tem o objetivo de propor uma agenda temática qualificada, que reflita as expectativas do setor privado, e potencialize a participação da sociedade civil organizada no debate eleitoral do Espírito Santo. O projeto é o Diretrizes 2022.

O GT já se reuniu para delimitar a proposta de assuntos e temas que precisam ser abordados na pauta eleitoral. Ainda no mês de agosto, eles irão definir as últimas contribuições para realizar a entrega da Agenda Prioritária para debater com os candidatos às eleições.

De acordo com o secretário Executivo do ES em Ação, Luciano Gollner, o levantamento teve 26 participações, entre Rede Empresarial, mantenedores e o GT. Dessas participações, 10 pilares (Educação; Ambiente de Negócios; Saúde; Segurança; Logística e Infraestrutura; Gestão Pública; Meio Ambiente; Inovação e Tecnologia; Turismo e Habitação) e 51 desafios foram propostos como itens relevantes para discussão.

Indicadores

Para chegar em uma matriz de impacto para o desenvolvimento do Estado, levando em consideração pontos de potencialidade e contribuição para a sociedade, o GT busca elaborar uma pesquisa e agenda que sejam baseadas em evidências.

“Buscamos indicadores de referência técnica e que dessem uma confiabilidade às informações. Quando formos falar dos temas precisamos ter base em critérios que tenham credibilidade tanto no Espírito Santo quanto nacionalmente. Por exemplo, buscamos como base e referência o Centro de Liderança Pública (CLP), que tem um grupo de indicadores que medem a capacidade de gestão dos estados e é uma instituição nacional”, acrescentou Gollner.

De maneira geral, nos últimos cinco anos o estado do Espírito Santo está como 5º colocado no Ranking de Competitividade dos Estados 2021.

“No primeiro momento parece uma boa colocação, mas olhando de forma mais detalhada, o estado tem alguns gaps em pontos como infraestrutura, por exemplo, e outros pontos importantes que precisamos olhar e desenvolver”, explicou o secretário Executivo do ES em Ação.

Grupo de Trabalho

O Projeto Diretrizes 2022 do movimento empresarial tem o objetivo de propor uma agenda temática qualificada, que reflita as expectativas do setor privado, e potencialize a participação da sociedade civil organizada no debate eleitoral do estado do Espírito Santo. Para desenvolver o Diretrizes este ano, o Grupo de Trabalho é composto por 13 nomes:

Fabio Brasileiro

Nailson Dalla

Sérgio Mileipe

Paulo Wanick

Rimaldo de Sá

Luciano Gollner

Orlando Caliman

Gabriel Feitosa

Vinicius Freitas

Bruno Passoni

Alexandre Schubert

José Armando

Fernando Saliba