Com o objetivo de garantir o pleno entendimento dos fundamentos, princípios e metodologias dos Modelos de Gestão e Pedagógico, os consultores educacionais do ES em Ação realizaram o Ciclo de Acompanhamento Formativo nas Escolas em Tempo Integral nos municípios de Serra, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Cariacica. Neste mês, a agenda acontece na cidade de Vila Velha, com sete escolas em tempo integral.
Os consultores educacionais iniciaram o Ciclo de Acompanhamento, aproximadamente, há dois meses. Na Serra, três escolas receberam o Ciclo; em Linhares, uma escola; Cachoeiro, sete escolas; Aracruz, duas escolas e Cariacica, seis escolas.
“O ciclo é realizado pelo time de consultores do ES em Ação, onde eles passam o dia inteiro na escola acompanhando as ações da instituição, da entrada a saída dos estudantes. Nesse dia, a equipe dialoga e faz as orientações sobre o Modelo à equipe gestora da escola (Gestores, Pedagogos, Coordenadores Administrativo Financeiros). Durante todo o dia, a equipe escolar é convidada a participar do Ciclo”, disse a consultora educacional, Polliana Aroeira.
Polliana Aroeira e Ayone Sossai são as consultoras responsáveis por conduzir o ciclo. Elas desenvolvem ações, enquanto consultoras, na implantação das escolas nos municípios do estado do Espírito Santo.
Ciclo de Acompanhamento Formativo
O Ciclo de Acompanhamento Formativo é uma metodologia que tem por objetivo apoiar as equipes escolares na implantação do Modelo da Escola da Escolha por meio do trabalho realizado in loco nas Escolas.
Essa metodologia de acompanhamento oferece elementos e evidências para os consultores do ES em Ação, Secretaria de Educação e escolas atuarem de maneira a qualificar o trabalho que está sendo realizado.
“Este acompanhamento é um elemento contributivo para a formação continuada das equipes escolares e apoio para os ajustes necessários para a melhoria contínua do projeto escolar”, explicou Aroeira.
A abordagem do ciclo consiste em esclarecer o propósito do acompanhamento e o papel dos consultores; verificar os meios utilizados pela equipe escolar na apropriação dos fundamentos do modelo; introduzir instrumentos de monitoramento e acompanhamento a cada trimestre; apoiar nas dúvidas, orientar e ajustar as iniciativas da escola.