ES em Ação, Governo e Samarco vão revitalizar Radium Hotel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O antigo Radium Hotel, patrimônio histórico do Estado em Guarapari, vai sediar o Centro de Inovação para o Turismo, após revitalização do espaço. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES), ES em Ação e a Samarco.

Na última sexta-feira (1), ocorreu a assinatura do contrato para viabilizar o Projeto de Restauro e Reabilitação do Radium Hotel, com o objetivo de valorizá-lo e promover seu uso adequado. Durante evento, estiveram presentes o presidente do ES em Ação, Fabio Brasileiro; o secretário da SECTIDES, Ricardo Pessanha e demais representantes do Governo Estadual e o diretor Sergio Mileipe, da Samarco.

Fabio Brasileiro

“O ES em Ação fica muito honrado em fazer parte desta solução para o hotel Radium, um patrimônio do turismo do Espírito Santo. O hotel marcou época e com a restauração vai se tornar uma referência em Guarapari. Promover o desenvolvimento econômico e articular a conexão entre a sociedade, empresas e o poder público está nas diretrizes do movimento empresarial para tornar o Espírito Santo um estado à frente, e poder contribuir neste projeto é muito importante para nós”, disse o presidente do ES em Ação, Fabio Brasileiro.

O espaço tem a proposta de se tornar um Centro de Inovação, destinado ao desenvolvimento e implementação de ações articuladas, voltadas à promoção do turismo sustentável na região. Desta forma, visando reafirmar os valores cultural, ambiental e os ativos materiais e imateriais locais.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, destacou que a revitalização do Radium Hotel é um desejo antigo do governador do Estado, Renato Casagrande, que defende a inovação como estímulo ao desenvolvimento. “Ao autorizar este investimento, o governador dá uma demonstração de sensibilidade em relação ao local que é tão importante para a região e para o Estado”, frisou.

Pessanha ressaltou ainda que, com o apoio de parceiros como o ES em Ação e a Samarco, será possível avançar na contratação da elaboração dos Projetos de Restauro e Reabilitação do espaço. “É mais uma boa notícia para os capixabas. Uma iniciativa que sinaliza o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento, a inovação e a preservação da cultura”, acrescentou.

Valorização do monumento

Sergio Mileipe, diretor da Samarco e do ES em Ação

A parceria e contratação da empresa consiste numa etapa fundamental para o restauro e reabilitação do Radium Hotel. O monumento é considerado parte integrante do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Espírito Santo, por meio da Resolução n° 04/1998, sendo inscrita no livro de tombo histórico n° 178 p. 29 e 30.

A empresa Samarco realizou a doação do valor, que é exclusivamente destinado a contratação de serviços técnicos especializados para a execução das obras. O ES em Ação ficou responsável por receber o valor doado e pela execução do projeto. Além de acompanhar todas as etapas de contração e monitoramento das obras, o Movimento Empresarial irá monitorar toda a execução e restauração do Radium Hotel até o dia da conclusão e entrega do local.

Em breve, será divulgado o nome da empresa escolhida e responsável pela restauração do Radium Hotel.

Radium Hotel

O Radium Hotel está localizado em frente à praia da Areia Preta, no Centro de Guarapari. A construção foi iniciada em 1947, pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com intuito de abrigar uma escola naval. Somente em 1953, foi inaugurado pelo arrendatário italiano Alberto Quatrini Bianchi, que transformou a edificação em um renomado hotel cassino da Região Sudeste da época. Em 1998, o Radium Hotel foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.