Eleita a nova diretoria do ES em Ação para 2022/25

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os associados do ES em Ação elegeram a nova diretoria do movimento empresarial em Assembleia Geral Extraordinária, na tarde desta quinta-feira. A reunião foi 100% online e 52 integrantes elegeram por aclamação a chapa com sete nomes para a nova gestão da organização nos próximos três anos – 2022/25. O novo diretor presidente do ES em Ação é Nailson Dalla Bernadina e a posse já está marcada para o dia 26 de julho, às 19h, no cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi, Vitória.

Nailson já compõe a atual diretoria do ES em Ação como diretor de Gestão e Governo Digital e vai suceder a Fabio Costa Brasileiro na presidência da organização. Outros dois integrantes da atual gestão também foram eleitos para continuarem na diretoria da organização: Rimaldo de Sá e Sérgio Mileipe.

Nailson Dalla Bernadina

Nailson Bernadina é da área do cooperativismo financeiro, diretor executivo do Sicoob e iniciou sua atuação no ES em Ação como conselheiro no Conselho Operacional, representando a cooperativa. Foi diretor por duas gestões – 2016/2019 e 2019/2021, sendo responsável pelos temas Competitividade e Gestão Pública Eficiente. Está desenvolvendo importantes projetos juntos aos municípios capixabas visando qualificar o processo de transformação digital.

A diretoria eleita ficou assim constituída:

Diretor-Presidente – Nailson Dalla Bernadina

Diretor de Gestão – Rimaldo Barbosa de Sá Júnior

Diretor Institucional – Gabriel Martins Feitosa

Diretor Institucional – Fernando Peixoto Saliba

Diretor Institucional – Rodrigo de Oliveira Gama

Diretor Institucional – Rodrigo Saba Ruggiero

Diretor Institucional – Sérgio Golçalves Mileipe

Esta é a oitava diretoria do ES em Ação ao longo de seus quase 20 anos de existência. No último dia primeiro de junho, o Conselho Deliberativo já havia escolhido o empresário Luiz Wagner Chieppe como novo presidente do conselho. Ele vai suceder a Alexandre Nunes Theodoro.

Luiz Wagner é membro do Conselho de Acionista do Grupo Águia Branca e já foi diretor do ES em Ação nos períodos de 2010-2013/ 2016-2018, presidente do ES em Ação nos períodos de 2013/2016 e 2018/2019. É fundador e primeiro presidente do Instituto Líderes do Amanhã e teve participação fundamental nas articulações com atores estaduais e nacionais para viabilizar a implantação das Escolas de Tempo Integral no Estado. 

Nossa história

Com a missão de mobilizar a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, o movimento ES em Ação nasceu em 2003 com o propósito de desenvolver projetos para apoiar iniciativas da gestão pública a partir da experiência de empresários e executivos da iniciativa privada.

Ao longo dos seus quase 20 anos de existência, o movimento aglutinou forças e presença nas principais decisões do Espírito Santo que envolvem os quatros eixos estratégicos de sua atuação: educação; formação de lideranças; gestão pública eficiente; e planejamento a longo prazo. É hoje, um modelo de organização não governamental com foco permanente no equilíbrio institucional e na maior qualificação das relações público-privadas, reconhecido nacionalmente.

As práticas e o comportamento do Espírito Santo em Ação e seus integrantes são baseados em seis valores que representam, acima de tudo, suas doutrinas essenciais e permanentes:

  • Democracia;
  • . Educação e Construção da Consciência Cidadã;
  • . Ética e Transparência;
  • . Moralização das Relações Público-Privadas;
  • . Economia de Mercado;
  • . Respeito ao Estado de Direito.
Diretores após eleição na Assembleia Geral

Currículos – Quem são os novos diretores do ES em Ação

Nailson Dalla Bernadina

Empresário, graduado em Ciências Contábeis pela Unilinhares, possui especialização em Gestão Empresarial pela Univix, MBA em Cooperativas de Crédito pela Fundação Dom Cabral e MBA em Gestão de Negócios pela Fucape. Atua no Sicoob desde 1995. Profissional de carreira, passou por vários setores da instituição financeira cooperativa. Nailson foi Diretor Operacional de uma das cooperativas filiadas ao Sicoob Espírito Santo de 2011 a 2014, quando assumiu o cargo de Diretor Executivo da instituição no estado. Nessa função, participou de intercâmbios de estudos sobre o cooperativismo dentro e fora do país. Também ocupa o cargo de Conselheiro de Administração da Cooperativa de Plataforma Ciclos. É diretor de Gestão do Espírito Santo em Ação.  Nailson também participa de Comitês Nacionais promovidos pelo

Sicoob e contribui ativamente para o fomento do modelo de gestão do sistema de cooperativas de crédito no Brasil. Iniciou sua atuação no ES em Ação, como Conselheiro no Conselho Operacional, representando o SICOOB. Foi Diretor por duas gestões – 2016/2019 e 2019/2021, sendo responsável pelos temas Competitividade e Gestão Pública Eficiente. Está desenvolvendo importantes projetos juntos ao Municípios do ES visando qualificar o processo de transformação digital.

****

Rimaldo de Sá

Rimaldo de Sá é publicitário, fundador e CEO da Beta Rede, holding de comunicação formada por cinco empresas – Prósper, Camisa 10, Buzz.me, Node Analytics e Ecosocial Inteligência, com sede em Vitória. Seu portfólio tem atendimento a grandes corporações do mercado nacional e instituições de países da América do Sul e América Central, além de festivais e eventos esportivos. Graduado em Comunicação Social pela UFES, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e em Transformação Digital e Negócios do Futuro pela PUC. Dentro de sua experiência acadêmica, também já foi professor de graduação na área da comunicação e negócios. Foi líder local do Founder Institute no Espírito Santo e participou de trilhas de conhecimento pelos ecossistemas do Vale do Silício, China e Israel. Iniciou sua trajetória no ES em Ação como diretor de Relacionamento e Mobilização na gestão 2019/2021.

****

Gabriel Martins Feitosa

Mestre em administração. Sócio fundador da eMEG. Associado honorário do Líderes do Amanhã, tendo atuado como diretor e conselheiro da instituição. Atuação por 10 anos como avaliador líder no Programa de Qualidade do Espírito Santo (PQES). Coordenação da Rede Empresarial (ES em Ação) por dois anos. E atuação por três anos como subsecretário de Estado de Atração de investimentos e Negócios internacionais.

****

Fernando Peixoto Saliba

Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Espírito Santo, e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, iniciou a carreira profissional, no grupo EDP (então Escelsa), em 1989, como engenheiro. Exerceu diversos cargos de gestão, initerruptamente, desde 1994, tendo sido gestor operacional, superintendente / gestor executivo de toda área técnica e parte da comercial na EDP ES e EDP SP. Em 2012, assumiu a Diretoria Técnica da EDP ES. Em 2014, foi indicado diretor da EDP Grid e diretor de Sustentabilidade da EDP ES e EDP SP. Em 2015, com a aquisição da Empresa APS (eficiência energética), acumulou a função de diretor técnico.  Com o êxito da EDP no leilão de transmissão, foi diretor de Transmissão da construção da primeira linha do Grupo EDP no Brasil. Posteriormente, desempenhou as funções de Diretor da EDP Grid, com foco em solar, EDP Soluções e Conselheiro na EDP Soluções. Atualmente é o Diretor Geral da EDP Distribuição Espírito Santo.

****

Rodrigo de Oliveira Gama

Gerente Geral de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança da ArcelorMittal Tubarão, é formado em engenharia mecânica, tem MBA em Gestão de Negócios e especializações em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho. Durante sua carreira de 25 anos de experiência no setor de Produção de Aço, exerceu diversas funções como a de Gerente de Saúde e Segurança e Gerente de Recursos Humanos e Meio Ambiente na ArcelorMittal Vega (SC), Gerente de Operação e Manutenção Rodoferroviária e Vendas Especiais na ArcelorMittal Tubarão. Possui vasta experiência na área de Gestão de Pessoas, com foco em desenvolvimento humano, saúde e segurança. Atualmente é conselheiro no IEL, na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Hospital Santa Rita de Cassia – AFECC e ABRH-ES. Presidente do Conselho de Relações do Trabalho do Instituto Aço Brasil.

****

Rodrigo Saba Ruggiero

Rodrigo Saba Ruggiero ocupa, desde dezembro de 2021, a posição de Diretor de Pelotização Vale, em Vitória – ES, Tubarão. Retornou à Vale em dezembro, de 2020, para estar à frente da Diretoria de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Riscos e Comunidade de Ferrosos, onde desempenhou um papel fundamental na evolução e consolidação dos temas sob sua responsabilidade. Rodrigo Ruggiero é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e possui diversas formações internacionais em Business Management e Shared Value, entre outros. Trabalhou na Vale de 1999 até 2009, atuando em áreas de Planejamento, Programação e Operação Ferroviária, até que assumiu a Diretoria de Operações da FCA e, em seguida, da VLI.  Sua última posição na VLI, foi como Diretor de Planejamento e Integração.

****

Sérgio Golçalves Mileipe

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do ES, com MBA’s em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Dom Cabral (FDC).  Com 25 anos de experiência profissional em gestão de operações industriais nas áreas de Mineração, Beneficiamento, Mineroduto, Pelotização e Porto. Profissional de carreira, atualmente ocupa a posição de Diretor de Operações da Samarco Mineração SA. Iniciou sua trajetória no ES em Ação como diretor de Inovação e Rede Empresarial na gestão 2019/2021.