O Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) e o Instituto Mais Líderes promoveram o encontro “Inovação transformadora: a experiência de Colatina”, realizado na última quarta-feira (8), em Cachoeiro de Itapemirim. A ocasião foi uma oportunidade para que associados das entidades debatessem sobre a experiência de Colatina na área de inovação com o apoio do setor produtivo.
O evento reuniu representantes dos mantenedores do Messes, secretários municipais, empresários e autoridades do setor de rochas. Além disso, contou com a palestra ministrada pelo economista e secretário de Ciência e Tecnologia de Colatina, José Antônio Boff Buffon.
“A vinda do Buffon foi para ele trazer um pouco da experiência dele, não só por todas as passagens profissionais que ele teve em sua carreira, à frente do Bandes e Fapes, mas principalmente em frente à Secretaria em Colatina. Relacionando os modelos necessários para inovação, o que difere um município que prospera para outro que não prospera. Então, ele trouxe números expressivos de Colatina e de Cachoeiro”, disse a vice-presidente do Messes, Juliana Bravo.

Em sua fala, o secretário de Ciência e Tecnologia de Colatina abordou os avanços que cidade experienciou, apontando para os incentivos realizados através da prefeitura e sua importância para esse desenvolvimento na cidade.
“Demonstrou de forma sucinta os pilares que se deve seguir visando o crescimento da cidade, frisando sempre que a tecnologia é fator primordial para esse desenvolvimento, juntamente a isso a especialização dos cidadãos através das escolas técnicas e o incentivo através do investimento em novas startups, que é essencial para o crescimento exponencial da região, evitando a fuga de ideias e empreendedores”, explicou o presidente do Mais Líderes, Ronaldo Madureira Bastos.
Eleição impacta na inovação
Para o advogado e associado nível I do Mais Líderes, Marcos Natan Almeida Dias, a experiência do economista Buffon, agrega tanto ao Messes e o Instituto Mais Líderes no sentido de demonstrar que o desenvolvimento do município depende imensamente de pessoas compromissadas e que querem empreender em suas cidades, desenvolvendo sua região através de novas ideias e gerando consequentemente o enriquecimento local.
“Extraímos a importância de se analisar quais representantes políticos irão ser eleitos, pois através desses, será implementado projetos de fomento a novas ideias e incentivo à tecnologia. Por isso, a importância de se analisar os candidatos e suas propostas, podendo projetar por meio deles um futuro mais próspero para a nossa região”, finalizou o associado.