Fórum empresarial atrai investimentos para o ES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Empresários e autoridades políticas capixabas desembarcaram em São Paulo para encontro com investidores nacionais. Com o objetivo de atrair negócios para o Espírito Santo, aconteceu o Buy ES, na última quarta-feira (8), na sede do BTG Pactual, na capital paulista.

Reunindo mais de 150 lideranças, entre empresários, políticos e secretários, o presidente do ES em Ação, Fábio Brasileiro foi um dos convidados para participar de um dos painéis do Buy ES. O evento foi promovido pela Apex Partners e pelo Bandes.

“O evento contou com uma audiência muito qualificada. Pudemos fazer uma exposição bem estruturada do papel da sociedade civil organizada na consolidação de um ambiente de negócios diferenciado em nosso estado”, disse o presidente do ES em Ação.

O encontro teve como tema “Por que investir no Espírito Santo”, e contou com a participação tamb´m do diretor de Formação de Lideranças do ES em Ação, Paulo Wanick e também do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, entre outros nomes importantes.

Lideranças capixabas no evento

O governador do Estado destacou que as discussões realizadas durante o fórum dão oportunidade de apresentar o Espírito Santo aos empresários interessados em desenvolver parcerias de negócio.

“Falar bem da gente mesmo pode parecer arrogante, mas o Espírito Santo ficou muito tempo acanhado pelos vizinhos. É muito bom que a gente possa divulgar o que conquistamos nos últimos anos. Não somos uma ilha e por isso dependemos do que acontece e o que acontecerá no Brasil. Temos que trabalhar muito para termos um País que encontre seu rumo e possa dar estabilidade à população”, disse Casagrande.

Referência no Brasil

Além disso, Casagrande também reforçou que o objetivo é de que o Espírito Santo seja uma referência na prestação de serviço público em todas as áreas.

“Trabalhamos com cinco premissas e estas se relacionam com o setor produtivo: competitividade, justiça, inovação, desenvolvimento regional e sustentabilidade. Somos um Estado com boa gestão fiscal e recursos tanto para fazer investimentos quanto para atrair empreendimentos. Criamos o Fundo Soberano que serve uma parte como uma poupança intergeracional e outra para atração de empresas. Isso mostra que é possível sim ter uma visão a longo prazo na administração pública. Com continuidade dessas boas políticas, o Espírito Santo pode ir muito mais além”, pontuou.

O fundo soberano do Espírito Santo, que tem objetivo de atrair e desenvolver negócios no estado, foi um dos pontos altos do evento. O CEO da TM3 Capital, empresa gestora do Funses I, Marcel Malczevsky, falou sobre como essa iniciativa é um diferencial para investidores de todo o país.

“O objetivo é mostrar o trabalho do Espírito Santo para o desenvolvimento da economia que tem sido bem feito e como ele é consistente no longo prazo. Como paranaense, tenho me impressionado com a ação coordenada do governo e empresários que tem tornado o Espírito Santo uma das regiões mais atrativas do Brasil. Vejo o Espírito Santo como uma pequena Noruega, que recebeu recursos do Petróleo e Gás e criou um fundo soberano para investir no seu futuro”, compara Malczevski.

Confira abaixo como foi a programação do evento.

14h30 – Abertura

14h35 – Por que investir no ES?

15h20 – Os diferenciais do ES

15h55 – As lições dos empresários capixabas

16h35 – Oportunidades de venture capital no ES

15h10 – O ES e o mercado de capitais

17h50 – Como a sociedade civil capixaba ajuda no desenvolvimento do ES