360 estudantes da Universidade Vila Velha (UVV) estão interessados em desenvolver habilidades e competências em programas de liderança. Eles foram apresentados, na última terça-feira (31), ao Be Leader, programa voltado para formação de novos líderes do ES em Ação.
O evento, promovido pelo movimento empresarial em parceria com a UVV e a Empresa Júnior Universidade de Vila Velha (EJUVV), ocorreu no Cineteatro UVV e teve como tema “Desafios e oportunidades: como é passar por um programa de formação de lideranças?”.
A ação contou com a participação de Orlando Bolsanelo Caliman; representando o ES em Ação e o Be Leader, da associada do Instituto Líderes do Amanhã e gerente de Operação Portuária da Vale, Carolinne Tavares; da coordenadora de Projetos de Inovação no iCEPI, da Vetor Brasil, Nayara Ribeiro e do subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica na Prefeitura de Vitória e Politize, Rodrigo Taveira.
Rafaela Ferreira e Anna Lara Lucena, alunas representantes da EJUVV, foram as mediadoras da palestra, que teve o objetivo de mostrar aos participantes o debate sobre as motivações para ingressar em programas de formação de lideranças e como isto impactou na trajetória de cada palestrante
O evento marcou a primeira ação do Be Leader com uma instituição de ensino para divulgação do programa e dos institutos de formação parceiros.
“Alunos de vários cursos puderam conhecer os projetos e programas de liderança de três institutos parceiros. Despertou muito a curiosidade deles, que vieram conversar com a gente sobre a importância dessa formação complementar, em termos de competências e habilidades para a liderança”, disse Orlando Bolsanelo Caliman.
Os palestrantes fizeram uma breve análise dos pontos mais relevantes da formação e como isso se conectou com algum aspecto da sua experiência enquanto liderança.
Uma das perguntas mais feitas aos palestrantes foi relacionada ao “medo de liderar” e como isso é trabalhado dentro dos institutos, ou seja, as pessoas querem entender melhor o processo de como podem se tornar líderes dentro dos seus segmentos.
O líder
“Líder é um agente de mudanças, capaz de impactar tanto sua realidade quanto a realidade dos outros por meio do seu protagonismo. Eventos como esse organizado pelo Be Leader e pela UVV são importantes para conectar jovens aos diversos institutos de formação de liderança e acender a chama dos que querem ser protagonistas e contribuir para uma sociedade melhor e mais desenvolvida. Passar pelo programa de formação do Instituto Líderes do Amanhã foi transformador para a minha vida e para a minha carreira profissional, fico feliz de poder compartilhar a minha história e apoiar a nova geração a trilhar essa jornada”, afirmou a associada do Instituto Líderes do Amanhã e gerente de Operação Portuária da Vale, Carolinne Tavares.
Para a coordenadora de Projetos de Inovação no iCEPI, da Vetor Brasil, Nayara Ribeiro, a iniciativa foi relevante para os jovens e se sentiu honrada em poder compartilhar um pouco da sua trajetória no setor público.
“Minha trajetória no setor público só foi possível com o programa de trainee de gestão pública do Vetor Brasil. Espero que este momento tenha inspirado, motivado e mostrado novas possibilidades para se tornarem líderes e encontrarem seu propósito”, explicou a coordenadora.
Be Leader
Be Leader, iniciativa do ES em Ação, é um programa de conexão que visa atacar o problema do gap de lideranças no Espírito Santo por meio da potencialização de iniciativas parceiras, focando na maior abrangência e diversidade geográfica, temática e de background entre as lideranças em formação.
Por meio de parcerias com diversos institutos, o Be Leader promove o acesso a programas de formação, o surgimento de novas lideranças, o engajamento dos capixabas em temas relevantes para a sociedade e a criação de uma comunidade de líderes que conecta o Espírito Santo com o Brasil e o mundo.