Alunos da UVV conhecem programas do Be Leader

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

360 estudantes da Universidade Vila Velha (UVV) estão interessados em desenvolver habilidades e competências em programas de liderança. Eles foram apresentados, na última terça-feira (31), ao Be Leader, programa voltado para formação de novos líderes do ES em Ação.

O evento, promovido pelo movimento empresarial em parceria com a UVV e a Empresa Júnior Universidade de Vila Velha (EJUVV), ocorreu no Cineteatro UVV e teve como tema “Desafios e oportunidades: como é passar por um programa de formação de lideranças?”.

A ação contou com a participação de Orlando Bolsanelo Caliman; representando o ES em Ação e o Be Leader, da associada do Instituto Líderes do Amanhã e gerente de Operação Portuária da Vale, Carolinne Tavares; da coordenadora de Projetos de Inovação no iCEPI, da Vetor Brasil, Nayara Ribeiro e do subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica na Prefeitura de Vitória e Politize, Rodrigo Taveira.

Rafaela Ferreira e Anna Lara Lucena, alunas representantes da EJUVV, foram as mediadoras da palestra, que teve o objetivo de mostrar aos participantes o debate sobre as motivações para ingressar em programas de formação de lideranças e como isto impactou na trajetória de cada palestrante

O evento marcou a primeira ação do Be Leader com uma instituição de ensino para divulgação do programa e dos institutos de formação parceiros.

“Alunos de vários cursos puderam conhecer os projetos e programas de liderança de três institutos parceiros. Despertou muito a curiosidade deles, que vieram conversar com a gente sobre a importância dessa formação complementar, em termos de competências e habilidades para a liderança”, disse Orlando Bolsanelo Caliman.

Os palestrantes fizeram uma breve análise dos pontos mais relevantes da formação e como isso se conectou com algum aspecto da sua experiência enquanto liderança.

Uma das perguntas mais feitas aos palestrantes foi relacionada ao “medo de liderar” e como isso é trabalhado dentro dos institutos, ou seja, as pessoas querem entender melhor o processo de como podem se tornar líderes dentro dos seus segmentos.

O líder

“Líder é um agente de mudanças, capaz de impactar tanto sua realidade quanto a realidade dos outros por meio do seu protagonismo. Eventos como esse organizado pelo Be Leader e pela UVV são importantes para conectar jovens aos diversos institutos de formação de liderança e acender a chama dos que querem ser protagonistas e contribuir para uma sociedade melhor e mais desenvolvida. Passar pelo programa de formação do Instituto Líderes do Amanhã foi transformador para a minha vida e para a minha carreira profissional, fico feliz de poder compartilhar a minha história e apoiar a nova geração a trilhar essa jornada”, afirmou a associada do Instituto Líderes do Amanhã e gerente de Operação Portuária da Vale, Carolinne Tavares.

Para a coordenadora de Projetos de Inovação no iCEPI, da Vetor Brasil, Nayara Ribeiro, a iniciativa foi relevante para os jovens e se sentiu honrada em poder compartilhar um pouco da sua trajetória no setor público.

“Minha trajetória no setor público só foi possível com o programa de trainee de gestão pública do Vetor Brasil. Espero que este momento tenha inspirado, motivado e mostrado novas possibilidades para se tornarem líderes e encontrarem seu propósito”, explicou a coordenadora.

Be Leader

Be Leader, iniciativa do ES em Ação, é um programa de conexão que visa atacar o problema do gap de lideranças no Espírito Santo por meio da potencialização de iniciativas parceiras, focando na maior abrangência e diversidade geográfica, temática e de background entre as lideranças em formação.

Por meio de parcerias com diversos institutos, o Be Leader promove o acesso a programas de formação, o surgimento de novas lideranças, o engajamento dos capixabas em temas relevantes para a sociedade e a criação de uma comunidade de líderes que conecta o Espírito Santo com o Brasil e o mundo.